Cosanpa amplia sistema de abastecimento de água do setor Sideral, em Belém (PA)

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), ampliou o sistema de abastecimento de água do setor Sideral na rua Augusto Montenegro, em Belém (PA). Na última semana, o governador Simão Jatene fez uma visita técnica à unidade, o evento contou com a presença do Presidente da Cosanpa, Cláudio Conde, além de secretários de Estado, representantes da comunidade e autoridades locais.

O sistema de abastecimento de água do Sideral está localizado na rua das Andorinhas, no conjunto Benjamim Sodré, cuja avenida principal é a Augusto Montenegro em Belém. O sistema possui três poços profundos com uma vazão atual de 350 metros cúbicos por hora.

“Havia muita interrupção em função dos equipamentos serem muito antigos, mas agora aumentamos de 100 para 360 metros cúbicos por hora a capacidade de tratamento. Essa estrutura amplia a capacidade de atendimento e, com isso, a população terá água em maior quantidade e qualidade em suas casas”, destacou o presidente da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Cláudio Conde.

Durante a obra, foi construída uma estação de tratamento de água compactada, constituída de aerador (equipamento com plataformas que fazem o processo de separação física do ferro da água) e três filtros; um reservatório apoiado de 1.000 metros cúbicos além de ter sido feita a impermeabilização dos reservatórios elevados.

O projeto também executou a construção de uma estação elevatória com a instalação de conjuntos motobombas horizontais, produzindo uma vazão de 350 metros cúbicos/hora; foram instalados 5 macromedidores para controle da vazão de produção e distribuição do sistema, que foi totalmente automatizado para controle operacional de nível, vazão e pressão da água.

“Nessa obra foi construída uma casa de apoio em alvenaria com laboratório, instalações de banheiro masculino e feminino e copa para maior conforto dos empregados da Cosanpa”, informou o presidente da companhia, Cláudio Conde.

As instalações elétricas do setor Sideral foram totalmente recuperadas com instalação de painéis de comando de partida dos equipamentos da estação elevatória, quadro geral de distribuição e proteção, instalações elétricas de baixa tensão, para-raios, aterramentos, sinalizadores e iluminação da área, que está protegida por um muro de 133 metros quadrados além de pavimentação em blocos, pintura geral, calçada, grama e drenagem pluvial.

Segundo o coordenador técnico Augusto Ordonez, a obra vai beneficiar uma população de aproximadamente 37 mil habitantes. “A ampliação do sistema do Sideral, tem como objetivo melhorar a qualidade da água distribuída, com quantidade suficiente para abastecer todas as áreas que compreende o setor Benjamin Sodré” reiterou, Augusto.

Todo o investimento foi de R$ 4,91 mi, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC1) e uma contrapartida de R$ 3, 40 mi do governo do Estado.

A ampliação do sistema de abastecimento de água do Sideral realizou ainda ações sociais com a comunidade do entorno da obra como palestras e workshops de consciência ambiental na comunidade, oficinas e cursos profissionalizantes.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores