Obra marca o início do abastecimento de água potável de qualidade no município

O Governo do Estado do Amazonas inaugurou, no dia 18 de junho, mais uma nova agência da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama). A partir de então, os 11 mil moradores de Atalaia do Norte, distante 1.138 quilômetros da capital Manaus, têm acesso a abastecimento de água potável de qualidade. Na ocasião, ele também anunciou novos investimentos e entregou kits do “Merenda em Casa” para alunos da rede estadual de ensino.

Foram investidos R$ 410 mil que contemplam a reforma da estação de tratamento de água (ETA); recuperação de reservatórios de água e rede; sistema de captação superficial de água; implantação de laboratório para análise da água; construção de estoque; aquisição de bens materiais para o atendimento ao público, implantação do sistema comercial, entre outros.

Serão ainda investidos mais de R$ 4 milhões para a melhoria na estrutura de distribuição (que hoje atende a 70% da população), implantação de laboratórios e ampliação da estrutura da empresa. Para o site A Crítica, o presidente da Cosama, Armando do Valle, disse que “o município virou uma prioridade devido aos altos índices de doenças causados pela má qualidade da água”. Ano passado, a cidade registrou aumento nos casos de diarreia, vômito e coceira, atribuídos à má qualidade da água proveniente do rio Javari. Antes, a administração do abastecimento era do poder municipal, por meio do Sistema de Abastecimento de Atalaia do Norte (SAAN).

Para o mesmo site, o químico da Cosama, Raphael Breciane, disse que “o trabalho foi realizado por floculação, decantação, filtração e desinfecção com hipoclorito de cálcio 65% de teor ativo e concentração de 1,5%, o que torna o tratamento padrão e os processos de assepsia eficazes”.

 

 

 

 

 

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores