Com informações da Assessoria de Comunicação da Cosama
Mais de R$ 4,3 milhões serão investidos na ampliação do sistema de abastecimento de água de Envira (AM), que fica a 1.208 quilômetros de Manaus, capital do Amazonas. A medida deve ampliar a rede e levar água encanada para bairros atualmente desabastecidos. Em outubro, o governo estadual, por meio da Companhia de Saneamento de Água do Amazonas (Cosama), fez obras para recuperação emergencial do sistema, que registrava contaminação e interrupção de funcionamento.
A força-tarefa da Cosama começou em 30 de outubro, depois que a Prefeitura de Envira declarou estado de calamidade pública devido ao nível crítico de funcionamento e contaminação dos poços de captação na cidade. Em pouco tempo, o trabalho devolveu água às torneiras da população.
Foi feito o trabalho de manutenção e limpeza dos 11 poços e captação e três reservatórios existentes na cidade, além da instalação de novas bombas submersas e de equipamentos de tratamento de água nas casas de captação.
De acordo com a Cosama, a partir de 2022 será iniciado o levantamento técnico para a ampliação da capacidade, o que inclui recadastramento domiciliar e levantamento detalhado da rede de distribuição.


