Corsan inicia programa de regularização de ligações na região Central do RS

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) estenderá o programa Água, Vida e Cidadania à área da Superintendência da Região Central (Surcen). A implantação iniciará por Rio Pardo, nesta sexta-feira (19). Voltado à regularização de ligações de água, o projeto foi lançado pela Companhia em outubro de 2017, em Eldorado do Sul.

A iniciativa visa legalizar as ligações de água para 25 mil famílias de ocupações consolidadas em todo o Estado, promovendo mais dignidade, cidadania e conscientização à população carente. Em Rio Pardo serão beneficiadas as 20 famílias da Vila Pinheiros, que atualmente não estão abastecidas de forma regular. O projeto inclui também ações de conscientização do consumo e uso responsável da água, por meio de trabalho técnico social; isenção da cobrança da primeira ligação de água; e conta no nome do usuário do serviço.

O programa atende áreas consolidadas acima de cinco anos de ocupação e que tenham ligações irregulares de água. Nesses assentamentos, onde muitas vezes as ligações são feitas de forma precária, pelos próprios moradores, o acesso à água tratada se dá de maneira clandestina, sujeito à contaminação. Esse tipo de ligação inviabiliza o sistema público instalado para atender as áreas regulares do entorno, pois reduz a pressão da rede e causa desabastecimento nos imóveis regularizados, em decorrência da perda excessiva de água tratada. O desperdício ocorre por não haver a medição do volume consumido e o devido pagamento, acarretando no aumento do custo do serviço prestado aos demais usuários.

 

AESBE - Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento

SCS - Quadra 01 - Bloco H - Edifício Morro Vermelho - 16º andar - CEP: 70399-900 - Brasília-DF - Tel/Fax.: 55 61 3022-9600

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?