Copasa inova e passa por transformações com foco no compromisso com o desenvolvimento sustentável

Ao lago do último ano, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) tem passado por diversas transformações, buscando ser reconhecida pela qualidade e eficiência de seus serviços, seguindo as diretrizes para a promoção do crescimento sustentável, por meio de ações e projetos inovadores e comprometidos com a perenidade do seu negócio.

Há um pouco mais de um ano, a Copasa aderiu ao Pacto Global, considerada a maior inciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, que conta com uma rede com mais de 16 mil membros, entre empresas e organizações, distribuídos em 69 redes locais, que abrangem 160 países.

O Pacto Global desafia as empresas a alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade, assumindo a responsabilidade de contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Rede Brasil do Pacto Global é a terceira maior rede do mundo, com mais de 1.100 membros.

A Copasa participa de quatro plataformas disponíveis pelo Pacto Global: Ação pela Água, Ação pelo Clima, Ação para Comunicar e Engajar, Ação pelos ODS, todas com o objetivo de potencializar a agenda da sustentabilidade e construir o protagonismo da empresa nessas temáticas.

A agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável contempla metas ambiciosas. Neste sentido, a Copasa tem participado de iniciativas promovidas pelo Pacto Global, que visam a capacitação dos seus colaboradores para acelerar este processo e engajar todos os seus stakeholders.

Além disso, a Copasa é integrante da Rede Desafio 2030 e, junto ao Pacto Global, lançaram o primeiro Hub ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) do mundo, que busca, por meio de parcerias estaduais, contribuir para acelerar o envolvimento do setor empresarial em todo o país com a agenda global de sustentabilidade.

Outro programa que a companhia aderiu é o Equidade é Prioridade, que conta com a parceria da ONU Mulheres e tem por objetivo aumentar a quantidade de mulheres em cargos de alta liderança.  O programa conta com especialistas para abordar e problematizar o tema de equidade gênero, a construção de um plano de ação personalizado para navegar entre estratégias que quebram barreiras e estabelecem e atingem metas corporativas para a representação e liderança de mulheres.

Ainda com o objetivo de buscar transformações, a Copasa integra o Programa Inova 2030 – Jovens Inovadores dos ODS, que é um programa de aceleração voltado para jovens profissionais que querem solucionar um desafio do negócio e contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A Copasa participa dessa iniciativa com o projeto ‘Copasa Transforma’ para beneficiamento do lodo de Estações de Tratamento de Esgoto. Ainda em processo de estruturação, o projeto tem como objetivo garantir a disponibilização adequada do subproduto do tratamento de esgoto, reduzir o impacto ambiental e fomentar o empreendedorismo para a população local.

“Ser participante do Pacto Global é fazer parte de um movimento global de empresas sustentáveis e partes interessadas que buscam acelerar a transformação do mundo em que vivemos, com inovação, ética e responsabilidade para alcançarmos uma sociedade menos desigual – com fundamento no nosso propósito de Cuidar da Água e Gerar Valor para as Pessoas”, afirma o presidente da Copasa, Carlos Eduardo Tavares de Castro.

Para celebrar todas as realizações feitas ao longo deste ano, a Copasa aderiu também à Campanha ODS EU PRATICO, cujo objetivo é ampliar o engajamento de todas as pessoas com os temas de sustentabilidade sintetizados nos ODS.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores