Copasa e Emater assinam Protocolo de Intenções para a preservação em Minas Gerais

Durante a solenidade de abertura do II Encontro do Pró-Mananciais, realizada na última terça-feira (04) em Belo Horizonte, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) assinaram um Protocolo de Intenções que visa fomentar as ações ambientais executadas no Programa em prol da preservação de mananciais e bacias hidrográficas que abastecem milhões de pessoas em toda Minas Gerais.

O instrumento jurídico, que terá uma validade de seis meses, prevê o direcionamento de recursos financeiros por parte da Copasa à Emater, para a execução de ações ambientais realizadas pelo Pró-Mananciais.

Assinado pela presidente da Copasa, Sinara Meireles, e pelo presidente da Emater-MG, Glênio Martins, o protocolo estabelece, ainda, a elaboração de um plano de trabalho para o desenvolvimento das atividades das duas empresas no programa.

Direcionamos nossos esforços para a preservação ambiental, em consonância com o Pró-Mananciais, pois executamos o programa de readequação ambiental das propriedades rurais. A sustentabilidade ambiental é necessária, agrega valor e abre oportunidade para todos nós”, ressaltou Glênio Martins, presidente da Emater, no II Encontro do Pró-Mananciais.

De acordo com a presidente da Copasa, Sinara Meireles, a assinatura do protocolo irá beneficiar o meio ambiente e as comunidades responsáveis pela preservação dos mananciais do estado. “O Pró Mananciais acontece nas cidades. Portanto, a participação dos Coletivos de Meio Ambiente e de órgãos governamentais é absolutamente essencial. A acolhida do programa nas cidades é que efetiva a realização das ações e que as perpetua”, ressalta.

O diretor-geral da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG), responsável por fiscalizar e acompanhar o Pró Mananciais, Gustavo Gastão acredita na metodologia do programa, principalmente no que se refere à construção coletiva. “Há um planejamento coletivo e participativo na decisão de proteger e preservar os mananciais de cada município envolvido no programa. Esse é, sem dúvida, um dos pilares do sucesso do Pró Mananciais”, afirma.

II Encontro Pró Mananciais

O II Encontro Pró Mananciais, que está sendo realizado entre os dias 4 e 6 de dezembro, em Belo Horizonte, reúne especialistas em preservação hídrica e meio ambiente, além de aproximadamente 500 representantes de comunidades de várias regiões do Estado, que integram o programa. Durante o evento, os participantes trocarão experiências em busca de conhecer e entender as realidades e as estratégias utilizadas nos outros municípios participantes do programa.

Ainda na data de abertura do evento, os participantes assistiram à palestra “Fazendo juntos: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o significado do Pró- Mananciais no contexto local e global”, ministrada por Gesmar Rosa dos Santos, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Programa Pró Mananciais

O Pró Mananciais é responsável por mobilizar a comunidade e parceiros estratégicos no engajamento para proteger e conservar mananciais utilizados pela Copasa para abastecimento público. O trabalho é realizado por meio do cuidado da proteção e da recuperação das águas, desde a sua nascente até a captação. O Programa teve início em dezembro de 2016, envolvendo 58 cidades. Em 2018, esse número saltou para 140. Para a implantação do Pró Mananciais, a Copasa prioriza os municípios mais impactados pela crise hídrica e que demandam ações emergenciais de conservação das águas.

Além das ações de sensibilização, mobilização e educação ambiental, o programa valoriza o conhecimento e a experiência das comunidades para construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia de região na qual está inserida e o consequente engajamento na defesa das águas.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores