Cooperação alemã doa 4 milhões de euros para apoiar projeto de geração de biogás da Embasa

Por Gerência de Comunicação Social da Embasa

(Ao centro) Rogério Cedraz, presidente da Embasa, em ato de assinatura dos preparativos para recebimento de recursos.

Um acordo de cooperação financeira que prevê a doação de quatro milhões de euros (cerca de R$ 17 milhões) foi assinado, no último dia 12, entre o presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa), Rogério Cedraz, e o diretor do banco alemão de desenvolvimento (KfW) no Brasil, Martin Schröder. A doação é uma contribuição do KfW para que a Embasa inicie os preparativos de um empreendimento de grande porte, o Programa de Saneamento Metropolitano, a ser desenvolvido nos municípios de Camaçari e Dias D’Ávila. O custo total do empreendimento é de 80 milhões de euros, sendo 60 milhões a serem financiados pelo KfW e o restante com recursos próprios da Embasa.

O Programa de Saneamento Metropolitano inclui a ampliação dos sistemas de esgotamento sanitário (SES) de Camaçari e Dias D’Ávila e a implantação de uma estação de tratamento de esgoto (ETE) de alta tecnologia, a ETE Norte. Essa estação fará o aproveitamento do biogás, gerando energia suficiente para suprir cerca de 70% das necessidades energéticas da própria ETE. Além disso, o efluente tratado poderá ser reaproveitado como “água de reuso”, para diversos fins. Outro diferencial dessa ETE será o tratamento terciário (remoção de nutrientes), impactando positivamente para a qualidade dos mananciais da região.

“Esse projeto é um divisor de águas para a Embasa”, destaca o presidente da empresa, Rogério Cedraz. Ele observa que, ao usar o efluente tratado, a captação de água nos mananciais da região poderá ser reduzida, deixando mais água disponível para consumo humano. Além disso, o empreendimento ampliará a cobertura de esgotamento sanitário dos municípios de Camaçari e Dias D’Ávila, onde estão localizadas as bacias de importantes mananciais da RMS, o que contribuirá para sua preservação. A perspectiva é que, até 2031, cerca de 28 mil novas ligações de esgoto sejam implantadas, nos dois municípios.

Doação para preparativos e acompanhamento

A doação dos 4 milhões de euros pelo KfW, mesmo antes da contratação do financiamento, é uma forma de apoiar a Embasa nas ações de preparação. “Esses recursos serão usados para três fins: capacitação do nosso pessoal para operar o empreendimento no futuro; ações sociais junto à comunidade, para que os moradores tenham uma compreensão dos equipamentos que serão instalados e da sua importância ambiental, e apoio técnico à própria condução do empreendimento”, explica o diretor Técnico e de Planejamento da Embasa, César Ramos.

O diretor do KfW no Brasil, Martin Schröder, destaca que a intenção do banco, ao destinar esses recursos não onerosos para a Embasa, “é assegurar o êxito desse empreendimento, que tem um impacto ambiental tão importante, inclusive na redução de emissão de gases que causam o efeito estufa”. Ele observa que estações de tratamento de esgoto avançadas, como a futura ETE Norte, já são comuns na Alemanha atualmente, mas que o processo de implantação foi gradual, como vem acontecendo no Brasil. “Tínhamos, no passado, desafios bem parecidos. Então, estamos trazendo também essa experiência para a nossa parceria”, conclui.

Após a assinatura do acordo de contribuição financeira, que aconteceu hoje (12), os próximos passos estão relacionados à aprovação das garantias para o financiamento. O projeto básico de uso energético do biogás e da ampliação dos SES Camaçari e Dias D’Ávila está sendo desenvolvido no âmbito da Cooperação Técnica entre a Embasa, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores. O consórcio Brasil-Espanha TPF/INCIBRA/INNCIVE, vencedor da licitação internacional, é o responsável pelo desenvolvimento do projeto básico.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores