Contratos assinados e obras em andamento mantêm a previsão de revitalização total do Novo Pinheiros em 2022

Nem mesmo a pandemia foi capaz de atrasar o ambicioso plano que o Governo do Estado de São Paulo e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) operam para entregar um novo Rio Pinheiros à população da maior cidade do Brasil. Após sucessivas providências e obras, os 18 pontos de monitoramento instalados pela Companhia Ambiental de São Paulo (Cetesb) nos afluentes e cinco no próprio rio atestam um progressivo aumento dos níveis de oxigênio da água. Sem equipamentos de medição, mas com um ótimo olfato, os moradores próximos ao Córrego Zavuvus confirmam, pelo próprio odor, que o Rio Pinheiros está saindo da UTI para uma nova vida.

Por se tratar de um programa essencial para a melhoria da qualidade de vida da população, as atividades do Novo Rio Pinheiros não só foram mantidas durante a quarentena devido à pandemia de Covid-19 como também contribuíram para gerar empregos em um momento em que vários setores da economia sofrem os efeitos da crise. Os últimos quatro contratos para execução de obras de esgotamento sanitário do Novo Rio Pinheiros foram assinados no mês passado. Somados aos outros 12 já em execução, esses acordos abrem, juntos, mais de 3,7 mil vagas de trabalho.

Outra mostra de que o Programa Novo Pinheiros saiu do papel foi a reabertura, no início do mês, da ciclofaixa da Marginal Pinheiros. Inaugurada há 10 anos, após o fechamento temporário de quatro meses os seus 21,5 quilômetros foram revitalizados com a retirada de 50 toneladas de lixo, reforma do asfalto e instalação de câmeras e chuveiros, entre outras melhorias.

O secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo, Marcos Penido, confirma que as obras seguem em seu ritmo previsto, acompanhadas pela Sabesp, Cetesb, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A. (Emae) e o Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee). Por meio de 16 contratos de execução, o Programa Novo Pinheiros já realizou 30 mil ligações para coleta e tratamento de esgoto.

As obras e ações estão sendo contratadas com base em performance. Com esse modelo, a empresa vencedora de cada licitação fica responsável por todas as obras de ampliação e adequação do sistema de esgotamento sanitário e sua remuneração depende do resultado obtido. Para avaliar a performance, são consideradas metas como o total de novos imóveis conectados à rede e a qualidade da água de um córrego.

O Projeto

  • Contratos licitados: 16
  • Valor dos investimentos: total de R$ 1,7 bilhão (estimativa atualizada)
  • População beneficiada: cerca de 3,3 milhões de pessoas que moram em locais abrangidos pela bacia do Rio Pinheiros
  • Área total atendida: 271 km², incluindo bairros nos municípios de São Paulo, Embu das Artes e Taboão da Serra
  • Aumento do tratamento de esgoto em 2.800 litros por segundo, dos atuais 4.600 litros por segundo para 7.400 l/s em 2022
  • Ações do Programa Novo Rio Pinheiros: saneamento, desassoreamento, coleta e destinação dos resíduos sólidos, revitalização das margens e educação ambiental.

Educação ambiental

As últimas décadas aceleraram o ritmo de deterioração de suas águas, em especial pelo elevado volume diário de lixo e esgoto clandestino que é jogado em seu curso. Sem o engajamento da sociedade, as ações do poder público, como o Programa Novo Rio Pinheiros, jamais serão suficientes para concluir e preservar as conquistas ambientais com as ações de revitalização.

Por isso, desde junho, ações conjuntas de zeladoria têm sido intensificadas com a população. O trabalho inclui revitalização e limpeza de vias públicas, recuperação de pontos viciados de entulho, grafite com a comunidade, implantação de jardineiras e, principalmente, orientações sobre medidas de saúde e conscientização ambiental.

 

AESBE - Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento

SCS - Quadra 01 - Bloco H - Edifício Morro Vermelho - 16º andar - CEP: 70399-900 - Brasília-DF - Tel/Fax.: 55 61 3022-9600

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?