Congresso Catarinense de Saneamento (Concasan) debaterá diretrizes para transformar Florianópolis numa cidade Lixo Zero

Por Assessoria de Comunicação da Casan

Um dos fundadores da Zero Waste International Alliance, instituição internacional atuante em prol dos princípios do Lixo Zero em todo mundo, estará em Florianópolis esta semana. O americano Richard Anthony é convidado para o encerramento do Congresso Catarinense de Saneamento (Concasan), cuja segunda edição começa nesta quarta-feira, dia 6, e segue até o dia  8 de junho.

Anthony participa de uma palestra com o britânico Mal Willians, diretor executivo do The Zero Waste International Trust, sobre como construir uma cidade Lixo Zero. Tema urgente para Florianópolis e outras cidades do Estado.

— Toda a cidade enfrenta problemas relacionados à gestão de resíduos. Já existem iniciativas para reduzir esse volume, afinal, quanto mais se gera lixo, maior o problema para fazer o manejo. Esse é o ponto comum e urgente em muitas cidades catarinenses e o desafio é como se transformar e seguir diretrizes para que nossos as cidades tenham um parâmetro Lixo Zero — diz o engenheiro sanitarista e ambiental Lucas Arruda, um dos organizadores do Congresso.

O Concasan chega à segunda edição como um dos principais eventos da área no Brasil e transforma Florianópolis na Capital Brasileira do Saneamento e no principal palco de debate de temas ligados à água e ao esgoto.

O evento terá a presença de nomes fundamentais da cena mundial em pesquisa e implementação de projetos do setor e em desenvolvimento sustentável. A programação conta com especialistas da Dinamarca, Estados Unidos, Inglaterra e Portugal, além de pesquisadores considerados referência no Brasil. Eles debaterão ideias e ações práticas em torno do tema “Como Serão as Cidades do Amanhã?”.

Programação

Quarta, dia 6

9:00 às 14:00: credenciamento

14:00 às 15:00: Solenidade de Abertura (Governador do Estado, Prefeito de Florianópolis, Presidente da CASAN e demais autoridades)

15:00 às 15:30 Abertura da Feira

15:30 às 17:00: Palestra Magna: WATER WISE CITIES – Princípios para cidades conscientes na gestão da água, o caso de Lisboa. Sofia Cordeiro, do Gabinete de Meio Ambiente da cidade de Lisboa

18:00 – 21:00: Conferência Municipal de Saneamento de Florianópolis

Quinta, dia 7

08:30 – 10:30: Sessões Técnicas

10:30 – 12h00: Plenária sobre Gestão e Recarga de Aquíferos, com Gustavo Athayde (UFPR – Brasil), Nilson Guiguer (UFSC – Brasil) e Sandy Scott-Roberts (OCWD – California, EUA)

14:00 – 16:30: Sessões Técnicas

16:30 – 18:00: Painel ABES: Controle e redução de perda da água, com Adalberto Cavalcanti Coelho (COMPESA-PE – Brasil), Mário Baggio (Water Database – Brasil)

Sexta, dia 8

08:30 – 10:30: Sessões Técnicas

10:30 – 12h00: Plenária sobre Novas abordagens sobre tratamento de esgoto, com Marcos Von Sperling (UFMG – Brasil) e Carlos Arias (Aahrus University, Dinamarca).

14:00 – 16:30: Sessões Técnicas

16:30 – 18:00: Construindo uma cidade Lixo Zero, com Richard Anthony (EUA), fundador da Zero Waste International Alliance,  e Mal Willians (Reino Unido),  diretor executivo do The Zero Waste International Trust.

Agende-se

O quê: 2º Congresso Catarinense de Saneamento – Concasan

Quando: 6, 7 e 8 de junho

Onde: Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, Canasvieiras, Florianópolis

Informações e programação: http://concasan.com.br/

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores