CONGRESSO ABES/FENASAN

O estudo da gestora da Unidade de Serviço de Educação Socioambiental da Sanepar (USEA), Luciana Garcia, foi um dos aprovados para apresentação de trabalho oral.

Entre mais de 2,5 mil resumos de diferentes instituições submetidos à comissão avaliadora do Congresso ABES/Fenasan 2017, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) teve 39 trabalhos aprovados, envolvendo mais de 70 pesquisadores. A lista contendo a relação dos resumos aprovados, divididos nas modalidades de apresentação oral e pôster, foi divulgada no fim de abril.
De acordo com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e a Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESABESP), entidades organizadoras do evento, os aprovados têm até o próximo dia 29 de maio para envio do artigo final, que vai compor os anais do Congresso. Programado para outubro próximo, o Congresso ABES/Fenasan ocorre em São Paulo, e será o maior evento da área de saneamento ambiental das Américas.
Tendo como tema central o “Saneamento Ambiental: Desenvolvimento e Qualidade de Vida na retomada do Crescimento”, os trabalhos apresentam estudos ligados à Água, Efluentes Sanitários, Resíduos Sólidos, Recursos Hídricos, Gestão Institucional, Meio Ambiente, Educação Ambiental, Controle de Poluição do Ar, Energia, Eficiência Energética, Controle de Perdas e Manutenção Eletromecânica. Entre eles, os pesquisadores da Sanepar apresentam propostas de ferramentas de diagnósticos de vazão, análises de sustentabilidade energética, estimativa de potencial hídrico, formação e gestão socioambiental, aplicação de índices de qualidade de água para monitoramento de mananciais, e muitos outros.
O estudo da gestora da Unidade de Serviço de Educação Socioambiental da Sanepar (USEA), Luciana Garcia, foi um dos aprovados para apresentação de trabalho oral. Intitulado “Educação Ambiental em Obras de Saneamento: Formação e Gestão Socioambiental para a Qualidade de Vida”, ele é resultado de um trabalho desenvolvido durante seis anos, a partir de 2010, numa área que foi beneficiada por obras de implantação da rede coletora de esgoto para atender 3.550 famílias de Ponta Grossa.
“A proposta apresentada foi o trabalho realizado nas vilas Borato, Real e Santa Edwirges, com dados e avaliação sobre o antes e depois dos serviços socioambientais”, diz Luciana. Segundo ela, a análise dos resultados do trabalho desenvolvido demonstraram que “os serviços socioambientais realizados foram um diferencial para o sucesso das ações e para obter os indicadores positivos nas áreas social, ambiental e econômica”, avalia.
Na forma de pôster, também foi aprovado para o Congresso ABES/Fenasan o artigo intitulado “BIM e o saneamento: estudo de caso desenvolvendo modelagem BIM em um sistema de abastecimento de água na Região Metropolitana de Curitiba”, desenvolvido pela Unidade de Serviço Projetos Especiais (USPE) da Sanepar. No Brasil, a aplicação da metodologia BIM está mais difundida na área de construção civil, ainda são poucos os casos de sua aplicação em saneamento ambiental. Durante o Congresso, a experiência desenvolvida na Sanepar será apresentada pelas engenheiras Mônica Tabor Druszcz, Clarissa Scuissiato e Mariele de Souza Parra Agostinho.
O EVENTO – Neste ano estarão reunidos, num mesmo evento, no São Paulo Expo, entre os dias 2 e 6 de outubro, o 29º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, o 28º Encontro Técnico AESabesp e a 28º Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente. De acordo com a organização, são esperados 17 mil visitantes, mais de 4 mil congressistas e 200 expositores na Feira.

Fonte: Gerência de Comunicação da Sanepar

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores