A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realizam no dia 16 de outubro, em Brasília (DF), o Seminário “Saneamento, Economia e Mudanças Climáticas”, um encontro estratégico que antecede a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será sediada em Belém (PA). O evento ocorrerá das 9h às 17h30, no Auditório Interno da Fiocruz de Brasília, localizado no 1° andar do Bloco Educacional do Campus Universitário Darcy Ribeiro – Avenida L3 Norte, Gleba A. As inscrições são gratuitas, clique aqui e garanta sua vaga.
Reunindo gestores públicos, pesquisadores e especialistas, o seminário tem como objetivo debater o papel do saneamento básico diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas, além de discutir modelos de financiamento, inovação tecnológica e políticas públicas voltadas à universalização dos serviços de água e esgoto no Brasil.
O presidente da Aesbe e da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), Munir Abud, ressalta a relevância do encontro:
“O saneamento básico é parte central da agenda climática e do desenvolvimento sustentável. Discutir financiamento, inovação e os impactos das mudanças climáticas é fundamental para que possamos avançar de forma consistente rumo à universalização dos serviços. Este seminário, em parceria com a Fiocruz, é uma etapa importante na preparação do setor para as discussões da COP30.”
Programação Preliminar
Manhã (9h30 – 12h30)
Mesa-redonda: Privatização, Financiamento, Universalização do Saneamento Básico no Brasil
Participantes:
Coordenação: Sergio Gonçalves (Aesbe)
Tarde (14h30 – 17h30)
Mesa-redonda: Desastres, Inovação e Ações de Mitigação de Mudanças Climáticas
Participantes:
Rumo à COP30
O seminário faz parte da agenda nacional de mobilizaçãorumo à COP30, reforçando o papel estratégico do saneamento básico na adaptação climática e na construção de cidades mais resilientes, inclusivas e sustentáveis.
O evento é presencial e será realizado no Auditório Interno da Fiocruz de Brasília (1º andar – Bloco Educacional, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Avenida L3 Norte, Gleba A).