Valor Econômico
26/11/2020

Por Taís Hirata

Expectativa entre empresas privadas é que, a partir do que for acordado em encontro do conselho da região metropolitana do RJ nessa data, edital possa sair ainda neste ano

O setor de saneamento aguarda com ansiedade uma reunião do Conselho Deliberativo da região metropolitana do Rio de Janeiro, convocada para o dia 17 de dezembro. A expectativa entre empresas privadas é que, a partir das definições do encontro, o edital da concessão da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) possa sair ainda neste ano.

No setor privado, o temor é que a publicação do edital fique para 2021. Com a entrada de novos prefeitos nas cidades, todo o processo de negociação com os municípios integrantes do pacote poderia passar a ser alvo de questionamento pelos novos gestores. A publicação de um edital antes disso seria a oficialização do compromisso das prefeituras, que teriam dificuldade de voltar atrás posteriormente.

Na reunião, convocada ontem para o dia 17 de dezembro, poderão ser feitas as aprovações do edital e dos futuros contratos.

Também estão previstas outras votações relevantes, como a possibilidade de os contratos de concessão incluírem, futuramente, novas áreas – tanto de cidades que hoje já são operadas por outras concessões ou Parcerias Público Privadas (PPPs), uma vez que estes contratos se encerrem, quanto de outros municípios que manifestarem interesse.

Também deverá ser aprovado o plano metropolitano regionalizado de abastecimento de água e esgotamento sanitário e haverá uma troca na composição do Conselho Consultivo da região metropolitana.