Compesa realiza campanha em Arcoverde para descarte correto dos resíduos de óleo de cozinha

Trabalho busca sensibilizar população sobre o bom uso da rede coletora de esgoto, tendo em vista que a cidade receberá obra para implantação de Sistema de Esgotamento Sanitário

Por Assessoria de Imprensa da Compesa

A iniciativa da Compesa busca reforçar o trabalho de sensibilizar a população para a coleta residencial do óleo de cozinha utilizado e sobre os cuidados básicos para se fazer o bom uso da rede coletora.

Depois de utilizado, o óleo de cozinha precisa ser descartado corretamente. O hábito de despejar os resíduos diretamente no ralo da pia de casa ou no vaso sanitário impacta na sustentabilidade das águas e no meio ambiente, e causa prejuízos ao funcionamento da rede coletora de esgoto. Em Arcoverde, no Sertão do Estado, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) é agora parceira da Indústria São Miguel na campanha de coleta de óleo de cozinha “Sustentabilidade: uma ideia para todos”. A iniciativa da Compesa busca reforçar o trabalho de sensibilizar a população para a coleta residencial do óleo de cozinha utilizado e sobre os cuidados básicos para se fazer o bom uso da rede coletora, evitando o entupimento das tubulações e, consequentemente, os extravasamentos de esgoto, tendo em vista que Arcoverde receberá obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES).

A Loja de Atendimento de Arcoverde, localizada na Rua Augusto Cavalcanti, nº 207, no Centro, é um ponto de coleta da campanha. A população pode fazer a entrega do óleo de cozinha armazenado em garrafas PETs, depois de fazer a filtragem do produto para retirar os resíduos sólidos. Os interessados em participar da campanha ou agendar palestras podem entrar em contato com a Casa Verde Compesa pelo telefone 87 99621.5285. O espaço foi criado pela companhia em Arcoverde para desenvolver atividades educativas e socioambientais no município.

A obra de esgoto para a cidade de Arcoverde está em processo de licitação e vai possibilitar a construção da 1ª etapa do sistema, que prevê a cobertura de esgotamento sanitário em 25% da cidade – o que corresponde ao atendimento de 22 mil pessoas. O projeto é composto pela implantação de mais de 83 quilômetros de rede coletora e a construção de quatro estações elevatórias (bombeamento) e um módulo da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) – que terá a capacidade de tratar 65 litros de esgoto, por segundo. Ainda está previsto implantar mais de mil metros de emissário, que são tubulações que fazem o transporte do esgoto das estações elevatórias para a ETE. O Governo do Estado e a Compesa aplicarão R$ 26 milhões só na primeira etapa do SES Arcoverde, cujo prazo de conclusão da obra é de 24 meses, após a assinatura da ordem de serviço.

Até a construção do empreendimento, a Compesa realiza a campanha de coleta do óleo de cozinha utilizado por meio de ações educativas em escolas da cidade e associações de moradores. “Vamos implantar um sistema de esgotamento sanitário em Arcoverde e a população tem papel fundamental na manutenção do sistema. Descartar óleo de cozinha ou lixo na rede coletora é uma das principais causas de extravasamentos de esgoto”, explica Denis Fernandes, Gerente de Unidade de Negócios da Compesa.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores

plugins premium WordPress