Compesa anuncia melhoria do abastecimento de água para 17 cidades do Agreste de Pernambuco

Por Assessoria de Comunicação da Compesa

O retorno da operação do Sistema Jucazinho vai assegurar a melhoria do abastecimento de água para 17 cidades do Agreste do Pernambuco, dentre elas, Caruaru, a partir deste domingo (10/06). O anúncio foi feito pelo governador Paulo Câmara com o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, que apresentou o resultado dos investimentos realizados para voltar a operar o maior sistema de abastecimento da região, a Barragem de Jucazinho, em Surubim, com as chuvas deste ano. O manancial estava em colapso desde setembro de 2016.

“Mesmo com as chuvas, pedi à equipe da Compesa para acelerar os investimentos em recursos hídricos. Trouxemos água da Mata Sul com o Sistema Pirangí, da Mata Norte com o Sirijí, estamos fazendo a Adutora de Serro Azul, acelerando a Adutora do Agreste e está na hora do povo sentir a melhoria do abastecimento no dia a dia”, afirmou Paulo.

Com Jucazinho registrando 7% da sua capacidade total, que é de 327 milhões de metros cúbicos de água, a Compesa pôde reorganizar o aproveitamento dos recursos hídricos disponíveis para atender vários municípios, conforme pedido do próprio governador.

“Desde o primeiro dia do nosso Governo, decidi priorizar o abastecimento de água, pois enfrentávamos uma longa estiagem. E assim foi feito. O planejamento do Governo, as novas obras que anunciamos e o retorno do período chuvoso estão permitindo que a gente possa reduzir o rodízio e melhorar a vida das pessoas. Já fizemos isso antes e vamos continuar com esse trabalho”, explicou o governador de Pernambuco.

Com a volta do Sistema Jucazinho terão melhorado o abastecimento as cidades de Toritama, Vertentes, Santa Maria do Cambucá, Vertente do Lério, Frei Miguelinho, Casinhas, Surubim, Passira, Cumaru, Riacho das Almas e Salgadinho, de forma direta. Indiretamente, também serão beneficiadas as cidades de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Agrestina, Altinho, Ibirajuba e Cachoeirinha.

Em Caruaru, a maior cidade da região, será possível aumentar o abastecimento. A cidade passará a receber água por meio de um regime de cinco dias com água e dez dias sem – saindo de um calendário de cinco dias com água e 15 dias sem. A população de Toritama, no Agreste Setentrional, que estava sendo atendida no regime de sete dias com água e 21 dias sem, agora terá um calendário de 15 dias com água e 15 dias sem. Para Vertentes, Santa Maria do Cambucá, Vertente do Lério, Frei Miguelinho, Casinhas e Surubim, o rodízio passou de dois dias com água e 28 dias sem, para sete dias com água e 21 dias sem.

O Governo de Pernambuco e a Compesa investiram R$ 800 mil para colocar novamente em operação o Sistema Jucazinho. Os trabalhos foram divididos em duas etapas. Na primeira, foram reativadas quatro estações elevatórias do sistema, que permitiram levar água para as cidades localizadas no tramo Norte e Sul. Também foram executados serviços mecânicos e elétricos de recuperação dos conjuntos de motobombas, dispositivos e equipamentos das unidades do sistema, além de manutenção na rede de distribuição.

“Nesse primeiro momento, estamos captando 150 litros de água, por segundo, de Jucazinho. Já no mês de agosto, teremos condições de ampliar a retirada de água da barragem para 300 L/s melhorando ainda mais o abastecimento em todas essas cidades”, informou Roberto Tavares.

A segunda etapa dos trabalhos já foi iniciada e prevê, dentro de 60 dias, concluir serviços de melhorias e adequações da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Jucazinho, que possibilitarão dobrar o volume de água tratada hoje na unidade – de 150 L/s passará para 300 L/s – aumentando assim a oferta de água para as cidades de Toritama, Vertentes, Santa Maria de Cambucá, Vertente do Lério, Frei Miguelinho, Casinhas e Surubim. “Dentro do nosso planejamento, o volume acumulado hoje em Jucazinho, que é de 22,3 milhões de metros cúbicos de água, é suficiente para atender as cidades pelo período de um ano, ou seja, até o inverno do próximo ano”, explicou Roberto Tavares.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores