Companhias estaduais de saneamento apresentam bom desempenho em ranking de competitividade

O Centro de Liderança Pública (CLP) lançou a primeira edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, uma ferramenta de gestão pública que avaliou as 405 maiores cidades brasileiras com população superior a 80 mil habitantes. O levantamento utiliza informações públicas referentes aos anos de 2019 e 2020.

As cidades foram avaliadas a partir de 55 indicadores, distribuídos em 12 pilares temáticos e três dimensões, que analisaram, por exemplo, a qualidade da educação, dados da saúde e da segurança pública, índices ambientais, sociais e fiscais, entre outras variáveis que dizem muito sobre o dia a dia dos cidadãos, além de ajudarem os governantes a incrementarem a competitividade e a qualidade da gestão pública.

Dentre os pilares analisados, destaca-se o “saneamento e meio ambiente”, que trata da infraestrutura nos municípios. O saneamento é fundamental para garantir condições mínimas de vida com dignidade para a população e nortear o debate sobre saúde pública.

Dados do ranking mostram que os cinco primeiros municípios com melhor desempenho em saneamento pertencem às regiões Sul ou Sudeste do País. As três primeiras posições competem à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp): Santos, Rio Claro e São Caetano do Sul. O quarto melhor colocado é o município de Balneário Camboriú (SC), ligado à Companhia Catarinense de Águas (Casan), e em quinto lugar aparece Umuarama (PR), da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Todos apresentaram desempenho máximo na cobertura da coleta de resíduos domésticos e destinação do lixo.

Esse resultado ratifica o compromisso das companhias estaduais de buscar um saneamento forte para todos. Avançamos rumo à universalização do saneamento.

 

 

 

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores