Portal Saneamento Básico
05/05/2021

Sabesp investe em projeto de usinas solares no interior de São Paulo

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) segue investindo pesado na instalação de usinas solares em cidades do interior paulista, com o objetivo de seguir investindo em ações voltadas à inovação, eficiência e sustentabilidade energética.

Após inaugurar, em fevereiro deste ano, a primeira usina solar do “Programa de Geração de Energia Fotovoltaica por Geração Distribuída”, no município de Orindiúva, a companhia realizará agora a implantação de mais quatro unidades solares nas cidades de Conchas, Pederneiras, Salto de Pirapora e São Manuel.

De acordo com a Sabesp, cada usina será instalada no entorno das ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto) da companhia, totalizando uma potência instalada de 8 MW. As unidades já foram licitadas e aguardam apenas a finalização dos serviços de instalação de canteiro, manutenção e conservação da área.

Nestas localidades, a energia produzida vai gerar compensação de créditos no total de consumo de energia elétrica que a companhia utiliza em suas instalações operacionais de água e de esgoto.

Ao todo, o investimento nas quatro usinas fotovoltaicas será de R$ 30 milhões e a expectativa é iniciar a produção de energia em 2022, com a entrada em operação das unidades em Pederneiras e Conchas, seguida pelas usinas fotovoltaicas em São Manuel e Salto de Pirapora.

Detalhes do projeto

O “Programa de Geração de Energia Fotovoltaica por Geração Distribuída” conta com investimentos da ordem de R$ 245 milhões. O montante é financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e será usado na implantação de 33 usinas fotovoltaicas em áreas geridas pela Sabesp, em cidades do interior de São Paulo.

De acordo com a Sabesp, as usinas fotovoltaicas que forem instaladas produzirão energia elétrica de fonte limpa e sustentável, sem emissão de gases de efeito estufa e com baixo impacto ambiental, contribuindo para ampliar a produção de energia renovável e diversificar a matriz energética da Sabesp. A estimativa de energia gerada corresponde a 4,5% de toda a eletricidade consumida atualmente na companhia.

Fonte: Canal Solar.