Por Valor Econômico
24/09/2018 – 05:00
Defendida pela gestão de Karla Bertocco desde que a executiva assumiu a companhia, em maio, a interação da Sabesp com parceiros ganhou mais uma frente com a abertura de um programa para captação de projetos de inovação na área de saneamento.
O chamado Pitch Sabesp, aberto na semana passada, buscará três tipos de parceiros: startups, pessoas físicas e empresas.
Foram apontados pela empresa, 27 desafios em cinco áreas: experiência dos clientes, redução de perdas, tecnologias para o saneamento, eficiência operacional e energética, e gestão corporativa.
“A mais importante é redução de perdas, depois a experiência do cliente. Se a gente conseguir estar mais envolvido nesse ambiente de inovação, talvez a gente consiga antecipar alguns movimentos”, afirma a executiva. A intenção da empresa é que, com a abertura desse programa, a companhia possa tomar à frente na inovação em saneamento no Brasil.
Uma das preocupações da Sabesp é buscar uma solução de pagamento para os não bancarizados, dependente das lotéricas.
A empresa conta com parceiros no programa, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Instituto Trata Brasil, e a Abes e a Aidis, associações de engenharia sanitária.
A inscrição está aberta até 4 de novembro e os finalistas serão divulgados no dia 22 do mesmo mês. Uma semana depois, os selecionados apresentarão seus projetos a uma banca.
Para as startups, a expectativa é de que cinco sejam selecionadas, com uma premiação de R$ 150 mil cada, bancada pelo BID. Para pessoa física, os três escolhidos ganharão uma viagem para o festival americano de inovação SXSW.
“Recebo demandas de várias empresas que estão trazendo tecnologias de fora, por isso temos uma categoria específica, aberta para projetos piloto”, diz. As empresas selecionadas poderão realizar testes que, se bem sucedidos, servirão de base para licitações.
Para os projetos de startups e pessoa física, deverão ser assinados termos de parcerias ou convênios, com um prazo médio de seis meses. Em caso de sucesso, as soluções podem ser contratadas a partir de processos mais simples que a licitação comum, devido ao enquadramento da Sabesp na lei das estatais.