Com novas tarifas, água fica mais barata para 40% dos consumidores

Correio Braziliense
20/05/2020

Em alguns casos, a redução poderá chegar a 65%. Adasa disponibiliza um simulador para calcular as novas tarifas

Os moradores do Distrito Federal poderão simular o valor pago pelos serviços de abastecimento de água e esgoto. A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) vai disponibilizar o simulador com a nova tarifa que passará a valer em 1º de junho.

O novo modelo de cobrança, definido pela Adasa, acaba com a tarifa a partir do consumo mínimo de 10m³ por mês. Nesta nova regra, o consumidor pagará pelo somente pelo o que utiliza. Além disso, a nova estrutura ampliará significativamente o número de famílias beneficiadas pela tarifa social. São cerca de 3 mil famílias atendidas e o objetivo é atingir mais de 70 mil, com renda per capita entre zero e R$ 178 mensais.

Para esse grupo, também haverá um desconto de 50% em relação à tarifa padrão. Para ter direito ao desconto, o usuário deve pertencer à família beneficiária do Programa Bolsa Família ou Morar Bem, faixa 1, e ser titular da conta de água. Caso não seja o titular, ele poderá solicitar a alteração da titularidade junto à Companhia de Saneamento Ambiental  (Caesb), para ter direito automático ao benefício.

A nova estrutura estabelece tarifas fixas para cada categoria, acrescida de tarifa variável, de acordo com o volume de água consumido.

Confira no quadro abaixo:

 

Com a nova estrutura, cerca de 40% dos usuários pagarão menos pelos serviços de água e esgoto. Em alguns casos, a redução poderá chegar a 65%.

Simulação

Esta não é a primeira vez que a Adasa disponibiliza um simulador para que o usuário possa avaliar a nova estrutura tarifária. Em julho do ano passado foi possível analisar, por meio de simulador, as cinco alternativas apresentadas pela equipe técnica da agência para a escolha do novo modelo de cobrança. A nova estrutura contou com a participação de todos os segmentos envolvidos (instituições, representantes da sociedade civil e usuários), por meio de consultas e audiências públicas.

A simulação poderá ser feita por todas as categorias (residencial, comercial, industrial e pública), basta informar o volume consumido e o percentual cobrado de esgoto, que na maioria das vezes é 100%.

 

 

AESBE - Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento

SCS - Quadra 01 - Bloco H - Edifício Morro Vermelho - 16º andar - CEP: 70399-900 - Brasília-DF - Tel/Fax.: 55 61 3022-9600

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account