Com foco na revisão da Portaria de Potabilidade, reunião da CTCQ reúne 32 colaboradores na Aesbe

Por Rhayana Araújo – Assessoria de Comunicação da Aesbe

 

Reunião ocorreu durante toda esta sexta-feira, 24

A primeira reunião de 2019 da Câmara Técnica de Controle de Qualidade da Água (CTCQ) ocorreu nesta sexta-feira (24), na sede da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), em Brasília-DF, e reuniu 32 colaboradores de 18 Companhias Estaduais de Saneamento. O foco do encontro foi a revisão da Portaria de Portabilidade, inserida no anexo XX da Portaria de Consolidação 05/2017, que define os procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano – proveniente de sistema e solução alternativa de abastecimento de água, e seu padrão de potabilidade.

Ubiratan Pereira, secretário executivo da Aesbe, abriu a abertura da reunião, reforçando a importância da CTCQ para o melhor funcionamento das companhias. O secretário também atualizou os trabalhos da Aesbe para alteração do texto da MP 868, que atualiza a Lei do Saneamento, que pode ser votada na semana que vem na Câmara dos Deputados. “Neste mês de maio, nos reunimos com os presidentes das companhias todas as semanas e estamos fazendo um trabalho junto aos parlamentares, para que eles não aprovem a MP do Saneamento da forma como está. Semana que vem, novamente estaremos pressionando os deputados”, disse.

O coordenador da CTCQ, Rafael Prim – da Casan, e a secretária da Câmara, Vasti Ribeiro – da Sabesp, deram as boas-vindas aos presentes e apresentaram as pautas a serem discutidas durante o dia inteiro. Em seguida, Vasti Ribeiro apresentou as contribuições da Câmara para o processo de revisão da Portaria de Potabilidade, que está sendo discutida na Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental (CGVAM), do Ministério da Saúde, em que alguns membros da CTCQ participam. Foram discutidos alguns pontos da Portaria que há a necessidade de edição, ou até a exclusão.

Também com o intuito de revisar a Portaria de Potabilidade, os colaboradores André Luís Rodrigues, Ligia Marino – ambos da Sabesp; Elza de Abreu Costa – da Cesan; Fabrício Tourinho Fontes – da Embasa; Airis Horta – da Copasa; e Cláudia Morato – da Caesb, também apresentaram suas contribuições.

Todos os presentes montaram uma proposta de revisão para os pontos discutidos, que será levada para a reunião que ocorrerá no Ministério da Saúde na próxima sexta-feira, 31 de maio.

O grupo realizou a eleição para a Coordenação e Secretaria da Câmara, e todos os presentes concordaram na inversão do comando, ficando agora a Vasti Ribeiro como coordenadora, e o Rafael Prim como secretário da CTCQ.

“A reunião foi muito proveitosa, trabalhamos hoje a espinha dorsal da nossa Câmara, que é a revisão da Portaria de Potabilidade. A estrutura que a Aesbe oferece ajudou na produtividade, pois aqui tivemos tudo o que precisamos”, afirmou Vasti, atual coordenadora.

A reunião foi finalizada com os encaminhamentos para a próxima reunião, que será realizada nos dias 16, 17 e 18 de outubro.

Participaram da reunião os colaboradores das companhias:

Agespisa

Caesb

Cagepa

Casal

Casan

Cesan

Compesa

Copasa

Corsan

Cosama

Cosanpa

Deso

Embasa

Sabesp

Saneago

Saneatins/BRK

Sanepar

Sanesul

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores