Cesan participa de eventos para debater gestão do saneamento em comunidades rurais

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) terá representante da empresa no VIII Seminário de Gestão dos SISARs e Centrais dos Estados do Ceará, Piauí e Bahia e I Encontro Nacional de Gestores Comunitários de Água, evento que acontece a partir desta quarta até a próxima sexta (24 a 26). A Companhia participa do evento por meio da engenheira Marcia Azevedo, da Gerência de Projetos e Programas Estratégicos (E-GPP), representando o Programa Pró-Rural. Renaldo Gabriel Martins, morador da localidade de Nossa Senhora das Graças, município de Iúna,  coordenador do Comitê Gestor do Sistema de Água local desde 2000, representará o Espírito Santo, por intermédio da Fundação Avina. Este sistema de água foi implantado em 1997 pela Cesan por meio  do Pró-Rural, e atualmente conta com 370 ligações,  funcionando desde a sua inauguração com gestão da própria comunidade, conforme determina o Programa Pró-Rural da Cesan.
O objetivo do Seminário e do Encontro é analisar e disseminar conceitos, tecnologias, experiências de gestão, preservação ambiental e políticas públicas para saneamento rural no Brasil, cujo tema principal será ” Gestão Comunitária para o O Desenvolvimento Sustentável “.
As Centrais (Central de Associações Comunitárias para Manutenção Sistemas de Saneamento) existem na Bahia, sendo uma em Jacobina e a outra em Seabra. O Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR) existe nos estados do Ceará (08) e Piauí (01).
As Centrais e os SISARs são organizações que realizam a gestão dos sistemas de saneamento das localidades rurais de pequeno porte em todo o estado do Ceará e parte dos estados de Bahia e Piaui.
Modelo de Gestão é do tipo “Multicomunitário”, onde cada comunidade é organizada em Associação e um conjunto de Associações formam um SISAR, no Ceará ou Piauí, e uma Central, na Bahia.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da Cesan

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores