Cesan debate sobre meio ambiente em Comissão na Assembleia do Espírito Santo

Para falar sobre o cenário atual do saneamento básico no Espírito Santo, a Comissão de Meio Ambiente, presidida pelo deputado Rafael Favatto , convidou a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), na última segunda (18), para falar sobre o tema no Plenário Rui Barbosa da Assembleia Legislativa. Representantes da Companhia, tendo à frente o coordenador de Planejamento Estratégico, Sergio Rabello, estiveram presentes.

Também estavam na comitiva da Cesan Elza de Abreu, gerente de Meio Ambiente e Controle de Qualidade; Etelvina Jeveaux, gerente Comercial; Daniel Caulyt, chefe da Divisão de Operação e Manutenção Vitória; e Jamil Nascimento, advogado da Coordenadoria de Assuntos Jurídicos.
Rabello informou que a Cesan é responsável pelo fornecimento de água e saneamento básico em 52 municípios capixabas. A projeção de cobertura da rede de esgoto até 2021 é de 80% e 100% até 2030, no conjunto dos municípios capixabas atendidos pela empresa.

O investimento da Cesan é de R$ 311 reais por residência, considerado o mais alto do País em termos relativos, tomando a população e o valor aplicado. Segundo Rabello, todo o lucro da empresa é investido em benefício do saneamento básico. Atualmente, os investimentos chegam a R$ 1 bilhão.

A cobertura na Região da Grande Vitória chega a 67%. Vitória está contemplada com 89% da rede de esgoto; Serra com 76%; Guarapari com 65%; Vila Velha com 58% e Cariacica com 45%, de acordo com dados da Cesan.

Segundo levantamento, há na Grande Vitória 56 mil pontos disponíveis para as residências fazerem ligação à rede de esgoto, mas até o momento apenas 10 mil fizeram a conexão. A consequência disso, conforme afirma Rabello, é a poluição dos rios e praias. Nos outros municípios, a situação se agrava.

A primeira grande estação de tratamento de esgoto no estado foi construída em Jardim Camburi, em 1990. Antes, havia pequenas estações (lagoas) para tratamento, iniciadas nos condomínios do Banco Nacional de Habitação (BNH).

A Comissão de Proteção ao Meio Ambiente a aos Animais é presidida pelo deputado Rafael Favatto. Os membros efetivos são os deputados Gildevan Fernandes; José Esmeraldo; Gilsinho Lopes; e Sandro Locutor. Os suplentes são Amaro Neto , Nunes e Pastor Marcos Mansur.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores