A cerimônia de premiação do II Prêmio Nacional Universalizar ocorrerá no encerramento do Seminário Nacional Universalizar – Aesbe 41 anos com nova data: no dia 4 de dezembro de 2025, a partir de 19h, no Centro de Convenções e Eventos Brasil 21 – Brasília (DF). Organizado e idealizado pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), o prêmio celebra os projetos transformadores desenvolvidos pelas companhias associadas, reconhecendo boas práticas em prol da universalização do saneamento no Brasil. As inscrições já estão encerradas.
Com layout moderno e navegação intuitiva, o site oficial do Prêmio reúne todas as informações sobre as categorias, critérios de avaliação, edital completo, cerimônia de premiação e área de inscrições.
CATEGORIAS
- Segurança Hídrica
A categoria reconhece projetos que contribuem para uma melhoria significativa da qualidade da água fornecida pela companhia de saneamento associada à Aesbe e o aumento da disponibilidade de água potável, oferecendo, também, maior continuidade no abastecimento para a população. Inclui-se nesta categoria projetos voltados para o combate e redução às perdas de água.
A cor oficial da categoria é azul, simbolizando a água, a pureza e a confiança.
- Meio Ambiente
A categoria reconhece projetos de educação e responsabilidade ambiental que tenham a população como público-alvo da iniciativa ou que possuam impacto direto no meio ambiente, a exemplo de iniciativas como reflorestamento de matas ciliares, programas de reciclagem, entre outros. Inclui-se nesta categoria projetos de educação ambiental voltados à sensibilização da população para interligação e utilização das redes de água e esgoto disponibilizadas pelas companhias.
A cor oficial da categoria é verde, simbolizando a natureza, sustentabilidade e ecologia.
- Justiça Ambiental
Categoria voltada para reconhecer projetos inovadores que buscam assegurar o acesso ao saneamento para populações periféricas, e/ou historicamente colocadas à margem social, considerando as vulnerabilidades de raça, etnia, gênero ou classe social.
A cor dessa categoria é roxa, simbolizando a luta por justiça social e igualdade.
- Transição Energética
A categoria reconhece projetos e iniciativas que demonstram excelência na implementação de soluções inovadoras e sustentáveis para o consumo de energia no setor de saneamento. Serão avaliados projetos que possibilitem redução do impacto ambiental, promovam segurança energética, inovação, tecnológica, sustentabilidade ou redução da emissão de gases poluentes.
A cor da categoria é amarela, representando energia, inovação e otimismo.
- Inovação
A categoria contempla todos os projetos que possuam características significativas de inovação no setor de saneamento e que não estejam contemplados nas temáticas das categorias anteriores.
A cor da categoria é laranja, simbolizando a criatividade, entusiasmo e novas ideias.
- Comunicação e Engajamento Social
A categoria reconhece projetos e iniciativas de comunicação, tanto interna quanto externa, que demonstrem excelência em promover o engajamento social, a transparência, a conscientização e a participação da comunidade em temas relacionados ao saneamento básico. Serão avaliados projetos que utilizem estratégias inovadoras e eficazes para informar, educar e mobilizar diferentes públicos, sejam funcionários, usuários, comunidades locais, órgãos públicos e a sociedade em geral.
A cor oficial da categoria é vermelho coral, simbolizando a ação comunicativa, o vínculo com as pessoas, a energia social e a capacidade de mobilização. Representa também o calor humano, a empatia e o papel fundamental da comunicação na transformação coletiva.
AVALIAÇÃO
Os projetos serão avaliados até o dia 20 de novembro por comissões avaliadoras compostas por representantes de instituições parceiras, que dialogam diretamente com o setor de saneamento. Cada categoria terá a sua Comissão, observando as especificidades dos temas.
PREMIAÇÃO
Os vencedores serão premiados durante o Seminário Nacional Universalizar – Aesbe 41 Anos, no dia 4 de dezembro, em Brasília (DF). A composição da Banca Examinadora será divulgada em breve.
Serviço:
Acesse o edital: https://premiouniversalizar.com.br/edital/
Cronograma
Período das inscrições: 26 de maio de 2025 às 18h de 31 de julho de 2025
Período de avaliação dos projetos: 11 de agosto de 2025 até 20 de novembro de 2025
Divulgação dos projetos classificados no site oficial do prêmio – os 5 (cinco) primeiros de cada categoria: 20 de outubro de 2025
Cerimônia de Premiação: a ser realizada no encerramento do Seminário Nacional Universalizar – Aesbe 41 Anos, no dia 04/12/2025, às 19h, em Brasília (DF)
Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail: contato@premiouniversalizar.com.br, ou consultadas no site oficial: www.premiouniversalizar.com.br.
Confira os vencedores do I Prêmio Nacional Universalizar, realizado em 2024: https://aesbe.org.br/novo/aesbe-anuncia-vencedores-do-i-premio-nacional-universalizar-durante-o-seminario-nacional-universalizar/