Cascavel (PR) realiza a 17ª Conferência Municipal de Meio Ambiente

Visitas técnicas ao aterro sanitário, ao tratamento do esgoto, à cooperativa de coleta de lixo e ao EcoExpresso Sanepar fazem parte do evento

Por Assessoria de Comunicação da Sanepar

Rita Ivone Camana dá detalhes sobre a Conferência

O Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam), a Sanepar e a Prefeitura de Cascavel promovem, no dia 5 de junho, a 17ª Conferência Municipal de Meio Ambiente. O evento será no Teatro Municipal Sefrin Filho, a partir das 8h. A gerente regional da Sanepar, Rita Ivone Camana, que também preside o Comam, destaca a importância da participação da população e das entidades da cidade. “A conferência é o espaço da discussão, da formulação e da implementação de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável”, explica Rita.

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, temas sobre a produção de energia a partir dos resíduos urbanos, a sustentabilidade das águas e a gestão de acidentes no transporte com produtos perigosos serão foco das palestras. A primeira palestra será do engenheiro químico Elmo Rowe Júnior, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O engenheiro Luciano Rodrigues Penido, da Unidade de Recursos Hídricos da Sanepar, vai abordar a sustentabilidade das águas, e o capitão Murilo Sinque de Paula, coordenador regional da Defesa Civil, falará das implicações dos acidentes com cargas perigosas.

O ônibus EcoExpresso Sanepar, que mostra o ciclo da água do rio ao rio e os cuidados para a preservação do meio ambiente e a garantia da qualidade da água dos mananciais, ficará aberto à visitação pública na Rua Rio de Janeiro, defronte ao teatro, das 8h às 17h.

No período da tarde, os participantes poderão acompanhar as visitas técnicas à estação de tratamento de esgoto da região Norte da cidade, ao aterro sanitário e à Cooperativa de Trabalhadores Catadores de Material Reciclável (Cootacar), na Avenida Barão do Rio Branco. Para isso, será necessário se cadastrar no local da conferência. Em paralelo, será feita a simulação de um acidente com produtos perigosos na área do estacionamento. A saída para as visitas técnicas está marcada para as 14h, ao lado do Teatro Municipal.

No dia 6 de junho, será feita a coleta do lixo eletrônico. A população poderá dispor dos resíduos de eletrônicos em quatro pontos da cidade. Na Avenida Brasil, em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida, será montada uma tenda onde serão distribuídas mudas de árvores frutíferas e onde estarão os recipientes para a coleta dos eletrônicos. Os outros três pontos de recebimento dos resíduos eletrônicos serão na Unioeste, na FAG e no Irani do Bairro Floresta, nas vagas de estacionamento. O período da coleta é das 8h às 18h. Três furgões do município farão a coleta do lixo eletrônico no fim do dia.

Os promotores da Conferência contam com o apoio das entidades integrantes do Comam e demais empresas públicas e privadas engajadas com a preservação ambiental.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores