Casal produz 156 bilhões de litros de água em 2020

A dedicação dos funcionários da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) em meio à pandemia de Covid-19 foi determinante para que a empresa chegasse à marca de produção de 156 bilhões de litros de água, o que representa um recorde no volume de recurso tratado e distribuído pela rede pública de abastecimento.

No ano de 2019, a água produzida na capital e no interior pela associada foi de quase 153 bilhões. A ampliação na oferta de água aos 77 municípios atendidos pela companhia é um dos indicadores que refletem os ganhos em saneamento em 2020 no estado, período de muitos desafios atrelados ao coronavírus. 

Ao site da Casal, Clécio Falcão, presidente da companhia, falou do cuidado que os colaboradores tiveram em manter a produção de forma regular sem comprometer a qualidade necessária ao consumo. “Nossa preocupação sempre é manter uma boa produção de água de qualidade para atendermos aos nossos clientes de maneira satisfatória. Para isso, nossos técnicos trabalham diuturnamente nas estações, nos escritórios e no campo, mantendo todas as regras de higiene”, ressaltou.

Processo

Para ser consumida, a água tratada pela Casal passa por várias etapas e todo o processo é realizado pelos técnicos e suporte de tecnologias da espectrofotometria, colorimetria e cromatografia com o que há de mais moderno na pesquisa de íons.

Ao site da companhia, Alfredo Brechó, gerente de Controle da Qualidade do Produto da Casal, ressaltou a confiança na água que chega às torneiras dos moradores do estado que a recebem com o selo Casal, pois o laboratório de análise é equipado com tecnologia internacional para análises microbiológicas, bacteriológicas e físico-químicas. Nossa preocupação é para que a água chegue confiável à casa de cada consumidor”, salientou.

Padrão de referência

A Casal mantém um padrão de referência no monitoramento da qualidade da água no estado, obedecendo o Anexo XX da Portaria de Consolidação nº 5, de 28 de setembro de 2017, do Ministério da Saúde (MS), que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores