Câmara Técnica de Contabilidade e Finanças aborda aspectos relevantes dos SPEDs durante reunião na Aesbe

Reunião da CTCF ocorre nesta quarta e quinta-feira, em Brasília-DF

A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) sedia nesta quarta e quinta-feira, 26 e 27, a reunião da Câmara Técnica de Contabilidade e Finanças (CTCF). Neste primeiro dia, participam do encontro 38 pessoas de 22 Companhias Estaduais de Saneamento e da Aesbe, e dois representantes da empresa Taticca Allinial Global, de São Paulo, que vão fazer uma abordagem geral sobre os principais aspectos dos SPEDs.

Secretário executivo da Aesbe, Ubiratan Pereira, durante reunião da CTCF

O secretário executivo da Aesbe, Ubiratan Pereira, fez a abertura da reunião, reforçando o papel da entidade junto às Companhias Estaduais de Saneamento. “A Aesbe está sempre à disposição e trabalhando junto com a CTCF, como uma facilitadora para a implantação de mecanismos que possam melhorar a qualidade dos serviços prestados dentro das companhias. Estamos à disposição de cada um de vocês”, ressaltou o secretário.

O tema abordado durante todo o dia é o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). De acordo com o coordenador da CTCF, Edmar Zorzal – da Cesan, o objetivo é que todos possam expor as dificuldades para operar o sistema. “Hoje, teremos uma oportunidade entender como funcionam os SPEDs, de trocar experiências e de expormos as nossas dificuldades para que possamos sair daqui com todas as dúvidas sanadas sobre o sistema. É sensacional encontrar a casa cheia, com praticamente todos os membros reunidos. Isso é muito importante para a melhoria dos serviços que prestamos nas nossas empresas”, afirmou Zorzal.

Composta por 51 membros das áreas financeiras e contábeis, a CTCF foi criada em 2006 e desde a implementação este grupo tem contribuído para a modernização das Companhias Estaduais de Saneamento.

A reunião ocorrerá também nesta quinta-feira, 27, na sede da Aesbe, em Brasília. No segundo dia de encontro, os membros vão discutir sobre o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e terá como palestrante o sócio-diretor da empresa PricewaterhouseCoopers, Cristiano Augusto Beleze dos Santos. Também palestrará na quinta-feira, o Gestor da Divisão de Contabilidade e Custos da Cesan, Reginaldo José de Castro.

Seguem as pautas dos dois dias de encontro da CTCF: 

1º dia – 26/09/2018

            Abordagem nos aspectos mais relevantes dos SPEDs em funcionamento.

– SPEDs ECD Contábil.

– EFD Contribuições (PIS-COFINS).

– ECF (LALUR).

– EFD ICMS e IPI.

Abordagem geral: implantação, operacionalização e penalidades legais.

– ESOCIAL.

– REINF.

– DCTF WEB.

Palestrantes: TATICCA ALLINIAL GLOBAL – AUDIT / TAX / CORPORATE FINANCE / ADVISORY

 

2º dia – 27/09/2017

Pronunciamento Técnico CPC 23 – Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de erro, em conjunto com o CPC 27 – Ativo Imobilizado;

– Debate: Como tratar contabilmente os ativos totalmente depreciados e em uso pela organização?

– Item 17 do CPC 23 – A aplicação inicial da política de reavaliação de ativos, quando permitida pela legislação e regulação vigente, em conformidade com o Pronunciamento Técnico CPC 27 – Ativo Imobilizado ou o CPC 04.

Pronunciamento Técnico CPC 47 – Receita de Contrato com Clientes;

– Aplicabilidade no setor de saneamento.

Pronunciamento Técnico CPC 48 – Instrumentos Financeiros (PECLD – novas práticas);

Pronunciamento Técnico CPC 06 (R2) – Operações de Arrendamento Mercantil;

– A CTCF fez suas considerações junto ao IBRACON, CVM E CFC na revisão (R2) do referido Pronunciamento para que o setor de saneamento fosse inserido no mesmo.

Palestrante: Kieran McManus – Sócio Diretor da PricewaterhouseCoopers

Subvenção Governamental para Investimento – Tratamento contábil e sua operacionalização quando em conjunto com outras fontes de recursos (próprios e financiados).

Contrato de Penhor numa PPP – Suas garantias e operacionalização.

Palestrante: Reginaldo José de Castro (CESAN).

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores