Cagece visita experiências de dessalinização e reúso em Israel

O presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas, e uma comissão da companhia estiveram, nesta semana, em Israel, país referência em tratamento de água e reúso de efluentes. A comitiva visitou equipamentos da Companhia Nacional de Águas, a Mekorot (Israel National Water Co.), com o objetivo de trazer as experiências para o Ceará, onde a Cagece já desenvolve estudos na área de reúso e lançou, recentemente, um edital público no qual as empresas interessadas em elaborar a planta de dessalinização devem se manifestar no próximo dia 09 de outubro.

Em Israel, os representantes da Cagece conheceram uma planta de dessalinização localizada na cidade de Sorek. Segundo Neuri, a planta do Ceará deverá seguir o mesmo modelo: ”Conhecemos o processo completo e percorremos todas as instalações da planta. É um projeto bem parecido com o que nós queremos implantar no Ceará”. Quando estiver pronta, a planta no Ceará deverá injetar 1 m³/segundo de água no sistema integrado de Fortaleza, aumentando a oferta em 12%.

Já na área de reutilização, a comitiva visitou uma planta de reúso de efluentes, na qual a água do esgoto é tratada e injetada novamente no solo para ser reaproveitada na agricultura por meio de captação de poços. Nesse processo, 80% do esgoto produzido é tratado e reaproveitado.

Durante a viagem, a comitiva da Cagece também marcou presença na Water Israel 2017, uma feira internacional de tecnologia e tratamento de água e efluentes, que aconteceu de 12 a 14 deste mês, na cidade Tel Aviv.

Saiba Mais
O Edital de Chamamento Público de Manifestação de Interesse para elaboração dos estudos e projetos de uma Planta de Dessalinização de Água Marinha para a Região Metropolitana de Fortaleza está disponível no site da Cagece (www.cagece.com.br).

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores