Cagece alerta sobre utilização correta do sistema de esgoto

Não destinar resíduos sólidos e águas pluviais para redes de esgotamento sanitário estão entre as principais orientações da companhia de Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) acerca do bom funcionamento das redes. As práticas corretas influenciam diretamente na promoção da saúde e na preservação do meio ambiente.

Segundo Petrônio Heleno, gerente do macrossistema da Cagece, a rede de esgoto é dimensionada para receber apenas esgoto doméstico, ou seja, ela não foi feita para operar outros tipos de material. Portanto, ele ressalta que levantar a tampa do poço de visita para jogar lixo é uma prática extremamente nociva. “O esgoto pode, inclusive, voltar para dentro da própria residência de quem realiza a prática indevida, e ainda provocar extravasamentos em vias públicas”, alerta.

Além de buscar sensibilizar a população sobre a utilização correta do sistema de esgotamento sanitário, a Cagece também realiza, continuamente, em Fortaleza, capital do Ceará, manutenções preventivas nos coletores de grande diâmetro, responsáveis por encaminhar para tratamento o esgoto produzido pela população.

Durante a execução dos serviços de limpeza pela companhia de saneamento cearense, diversos materiais são retirados das tubulações de esgoto, tais como areia, garrafa pet, sacos plásticos, absorventes, preservativos, tapete, colchão, televisor e outros.

Até o final do ano, cerca de R$ 4,2 milhões de reais devem ser investidos para retirada de todo material considerado inadequado das redes do macrossistema de esgoto da capital cearense. Até dezembro, a Cagece prevê a retirada de aproximadamente 6 mil toneladas de resíduos sólidos do coletor chamado Interceptor Leste, localizado na orla marítima da cidade.

Saiba mais
Só neste primeiro semestre de 2018, a Cagece já retirou mais de 1.300 toneladas de resíduos sólidos da rede de esgotamento sanitário de Fortaleza. Além da capital, a companhia também realiza limpezas nos outros municípios onde atua, assim como no interior do estado.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores