Caesb realiza coleta de resíduos especiais para fazer destinação correta no DF

Metrópoles
16/11/2020

Por Marcus Rodrigues

Entre os materiais estão pilhas, lâmpadas, óleo contaminado, entre outros

Preocupada em destinar corretamente os resíduos especiais que gera, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) realizou a coleta desse material. Anualmente, cerca de 8 toneladas desses resíduos são recolhidas pela Caesb.

Podem ser enquadradas nessa categoria materiais laboratoriais como soluções utilizadas nas análises químicas, lâmpadas, óleos contaminados, estopas, pilhas e baterias.

Pautada em um processo de melhoria contínua, a Caesb vem, ao longo dos anos, implantando e modernizando a rotina de destinação e coleta de resíduos de forma regular.

O engenheiro civil da Gerência de Gestão Ambiental Corporativa da Caesb, Marcelo Braga, responsável pelo serviço, explica que a coleta foi implantada de forma sistemática e que todos os envolvidos sabem o que devem fazer com os resíduos gerados.

“A contratação de uma empresa coletora, com recolhimento de forma programada, criou uma rotina onde há a destinação ambientalmente adequada dos resíduos, de acordo com a legislação vigente”, esclarece.

O assessor de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Caesb, Vladimir Puntel, relata que a coleta de resíduos especiais foi uma das ações importantes contempladas no Sistema de Gestão Ambiental, implantado pela Companhia.

“A partir de 1998, a Caesb passou a adotar uma Política Ambiental com base nas instruções da norma ABNT NBR ISO 14001, para o controle do atendimento dos requisitos legais ambientais e monitoramento dos processos”, completa.

Em dois anos e meio, desde a assinatura do contrato, foram recolhidos cerca de 20 mil quilos de resíduos laboratoriais, 19 mil lâmpadas, 3 mil litros de óleos contaminados, 54 quilos de estopa, 184 quilos de pilhas e 14 quilos de baterias.

A coleta do material é feita de duas a três vezes por ano por uma empresa contratada que possui profissionais treinados e especializados nesse tipo de serviço. Os resíduos são destinados para incineradores ou aterros industriais específicos para esse fim.

 

AESBE - Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento

SCS - Quadra 01 - Bloco H - Edifício Morro Vermelho - 16º andar - CEP: 70399-900 - Brasília-DF - Tel/Fax.: 55 61 3022-9600

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?