Caesb fará controle da poluição das águas do Lago Paranoá e do Descoberto

Correio Brasiliense
04/06/2020

Companhia será responsável pelo controle e redução do lançamento irregular de esgotos sanitários em sistemas de drenagem e nos mananciais. Diretriz foi publicada em Resolução da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) e vale a partir desta quinta-feira (4/6)

A partir de agora, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) será responsável pelo controle e redução da poluição das águas do Lago Paranoá e do Descoberto, que abastecem o Distrito Federal. A determinação foi publicada em Resolução da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), com o objetivo de coibir o lançamento irregular de esgotos sanitários em sistemas de drenagem e nos mananciais.

De acordo com a norma, caberá à Caesb fiscalizar unidades usuárias e a forma de utilização do serviço de esgotamento sanitário para evitar a poluição por meio de galerias pluviais. A companhia também deve prevenir e minimizar a contaminação das águas superficiais nos casos em que houver derramamento.

As diretrizes complementam as resoluções da Adasa (14/2011 e 188/2006) que tratam das condições de prestação dos serviços de abastecimento de água e de saneamento sanitário e também das penas previstas, em caso de descumprimento das normas.

De acordo com a normativa publicada pela Adasa, em caso de vazamento irregular, a prestadora de serviço terá 15 dias, após a notificação, para adotar providências. O prazo é prorrogável por mais 15 dias.

As normas previstas na resolução foram elaboradas pelas superintendências de Abastecimento de Água e Esgoto e de Drenagem Urbana da Adasa e contou com a contribuição da Caesb e de outros órgãos distritais, por meio de audiência pública realizada em fevereiro deste ano.

 

AESBE - Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento

SCS - Quadra 01 - Bloco H - Edifício Morro Vermelho - 16º andar - CEP: 70399-900 - Brasília-DF - Tel/Fax.: 55 61 3022-9600

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?