Caerr se antecipa e intensifica cuidados com a rede de esgoto

Quanto maior o cuidado, menor risco à saúde. Manter a rede de esgoto em pleno funcionamento, requer dicas simples e super importantes para o bom funcionamento da rede. Com a chegada do inverno, a Caerr (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) está intensificando os serviços de limpeza e vistoria nos poços de visita (PV) em toda capital.
Com pequenas medidas é possível manter a rede de esgoto sem problemas, mas a principal delas, começa dentro de casa.“A conscientização é o ponto de partida. Todos nós devemos ter bastante precaução quanto ao uso da rede, pois qualquer objeto descartado incorretamente, pode trazer transtornos terríveis”, explicou o gerente do Sistema de Esgoto, José Alexandre Abrão.
A Caerr frequentemente alerta os usuários sobre o descarte correto dos resíduos sólidos. Em hipótese nenhuma deve ser jogado nas caixas de esgoto, poços de visitas, vasos sanitários e galerias nenhum tipo de lixo. O resultado desse comportamento inadequado e contrário à educação ambiental é o extravasamento, principal reclamação que chega até a Caerr. Essa prática é responsável por 70% dos casos de obstrução na rede. Equipes de técnicos estão nas ruas realizando os serviços de limpeza, em vários bairros da capital.
“O serviço de desobstrução é realizado diariamente na cidade. Encontramos todo tipo de lixo dentro de nossas redes, desde animais mortos até garrafas, restos de cadeiras, madeiras, sacolas de lixo”, destacou Abraão. O alerta é importante, pois o extravasamento pode retornar para as residências, o que ocasiona além do mau cheiro, risco de aumento de animais que transmitem doenças, como os ratos.
CONSCIENTIZAÇÃO
O Núcleo de Meio Ambiente da Caerr aborta o tema nas escolas da capital e do interior, além da comunidade em geral e conscientiza estudantes de todas as idades sobre a importância dos cuidados com a rede de esgoto. Só em 2017, de janeiro a março, foram 2.026 pessoas alcançadas. No ano passado, mais de 14 mil participaram das ações ambientais da Companhia.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Caerr

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores