CAERR NOS RIOS – Voluntários participam de ação realizada em prol da preservação do meio ambiente em Roraima

Por Assessoria de Comunicação da Caerr

Domingo de chuva em Boa Vista. Mas, apesar do clima frio, dezenas de voluntários mostraram determinação e interesse em contribuir para a preservação do rio Branco. O resultado foi um verdadeiro exemplo de cidadania, durante a 17ª edição do Caerr nos Rios, realizado na manhã deste domingo, 27, em Boa Vista, pela Companhia de Água e Esgoto de Roraima (Caerr).

Ação ocorreu neste domingo, em Boa Vista (RR)

O Caerr nos Rios é um dos projetos ambientais que integram o Programa Caerr Sócio Ambiental executado pela Caerr (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), em parceria com instituições civis e militares.

Dessa vez pelo menos 70 pessoas participaram do evento.

“Apesar da chuva conseguimos fazer um percurso longo e infelizmente encontramos muito lixo jogado no rio Branco, o principal manancial de Roraima. As cenas impactam, e reforçam a ideia de que a própria comunidade precisa ajudar fazendo a eliminação do lixo de forma adequada e com isso evitando que esse material vá parar no meio ambiente”, disse o presidente da Caerr, Danque Esbell.

Divididos em grupos os voluntários seguiram pelas margens do rio Branco, no percurso pelos balneários Cauamé e Pricumã e do outro lado, pelas proximidades da Ponto dos Macuxi.

“Foram recolhidos muitas garrafas de plástico e de vidro, embalagens plásticas de alimentos, restos de eletrodomésticos como cadeira, além de pneus e outros materiais que são altamente poluentes”, complementou o presidente.

Entre as instituições parceiras que marcaram presença estão a CIPA(Companhia de Policiamento Ambiental, Corpo de Bombeiros, Eletronorte, Associação de Catadores de Resíduos Sólidos Terra Viva, IFRR(Instituto Federal de Roraima), Centro Universitário Estácio da Amazônia, Femarh (Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Empresa Drop’s Gelo, além de voluntários da Caerr.

“Participamos pela primeira vez e para os alunos do curso que estão no 7º semestre foi uma experiência única, pois eles conseguiram alinhar o conteúdo de sala de aula com a prática”, enfatizou Daniele Fugita, professora do Curso de Ciências Biológicas do IFRR.

Durante quatro horas os voluntários recolheram aproximadamente meia tonelada de lixo. Após a separação todo o material reciclável foi retirada e repassado para os voluntários que atuam com reciclagem em Roraima.

“Mais uma vez a Caerr está de parabéns pela iniciativa que além de contribuir para a preservação do meio ambiente ajuda as pessoas que tiram da venda de material reciclável a renda para o sustento da família”, agradeceu Evandra Pereira do Vale, coordenadora da Associação Terra Viva.

PROJETOS

Até agora o Caerr nos Rios retirou do meio ambiente cerca de 13,5 toneladas de resíduos sólidos. Além dele, integram o Programa Caerr Sócio Ambiental outros cinco projetos. São eles: Reúse que atua no reaproveitamento de folhas de papel,  Caminhada Ecológica que também realiza a coleta de resíduos sólidos, Caerr de Olho no Óleo com foco na eliminação correta do óleo de cozinha, Bairro Sustentável com a proposta de sensibilizar a comunidade sobre a importância da sustentabilidade e Educação Ambiental que leva palestras para escolas e outros instituições.Todos os projetos estão em plena execução, inclusive alguns envolvem ações na capital e no interior.

Para a colaboradora da Companhia,Arminda Maria Dias da Rocha, essa é uma forma de ajudar a garantir o bem estar coletivo.

“Nesses 26 anos de trabalho na Caerr sempre faço questão de participar das ações ambientas, pois pra mim essa é uma forma de mostrar que a nossa equipe também se preocupa com o próximo. Cada um fazendo um pouquinho poderemos ter uma sociedade melhor, mais consciente”, disse.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores