O Imparcial
22/05/2020

A Caema espera alcançar a melhoria na promoção sustentável do abastecimento de água e esgotamento sanitário nos municípios em que atua

 Companhia de Saneamento Ambiental (Caema) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) celebraram Termo de Cooperação Técnica nesta sexta-feira (22), em evento virtual. O convênio tem objetivo de melhorar a eficiência dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados à população maranhense.

O evento virtual contou com a participação do diretor presidente da Caema, André dos Santos Paula; do diretor de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente, Carlos Rogério Santos Araújo e demais diretores da Companhia, e do Diretor regional Brasil Cone Sul da AFD, Philippe Orliange. A Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE), parceira na intermediação das missões para avaliação da situação econômico-financeira e operacional da Companhia, também esteve presente, sendo representada pelo secretário da pasta, Luis Fernando Silva.

O Termo de Cooperação visa a otimização da qualidade na prestação dos serviços, do planejamento dos recursos e eficiência de sua implementação, da eficiência operacional e da gestão de negócios, sustentabilidade financeira, acesso a serviços, capacidade de gestão de responsabilidade social corporativa, estratégia e corporate governance da Caema. Diante disso, tem-se em vista um Plano de Reforço de Capacidade e, durante sua execução, de forma dinâmica, a troca de informações acerca das mudanças com foco no reforço das capacidades da Companhia.

Entre os frutos da parceria, se espera alcançar a melhoria na promoção sustentável do abastecimento de água e esgotamento sanitário nos municípios em que a Caema atua de forma alinhada à política de saneamento. A AFD disponibilizará mecanismos para apoiar, por meio de assistência técnica, as melhorias administrativas, operacionais e comerciais da Caema.

Memória

As tratativas para uma colaboração mútua entre as instituições foram iniciadas em novembro de 2018, quando representantes da AFD vieram em missão à Caema pela primeira vez. De lá para cá, dezenas de reuniões aconteceram, onde a Companhia detalhou ao grupo de representação da AFD suas demandas, situação econômica–financeira, relevância dos projetos operacionais, bem como seu potencial de melhoria.

Protagonista da política de desenvolvimento da França, a Agência Francesa de Desenvolvimento traz novas expectativas de mudanças e de desenvolvimento na política de saneamento básico do Estado do Maranhão.

Sobre a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD)

Instituição financeira pública e solidária, a AFD é a protagonista da política de desenvolvimento da França. Ela apoia projetos que melhoram a vida das populações de países em desenvolvimento, emergentes e territórios ultramarinos franceses, contribuindo, assim, para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a implementação do Acordo de Paris sobre o clima. Presente em 115 países por meio de uma rede de 85 agências e 17 direções regionais, a AFD acompanha, atualmente, mais de 4.000 projetos de desenvolvimento. Em 2019, dedicou € 14,1 bilhões ao financiamento desses projetos. No Brasil, a AFD mobiliza € 1,9 bilhão, fazendo do país um de seus principais parceiros no mundo.Link de acesso à página da AFD no Brasil: https://www.afd.fr/pt/page-region-pays/brasil