BRK Ambiental iniciará serviço de fatura em braile no Tocantins

Por Assessoria de Comunicação da BRK Ambiental

Professor comemora uso de braille nas contas de luz e água. (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

A partir do mês de junho a BRK Ambiental passará a fornecer a possibilidade da emissão da fatura de água e esgoto em braile – sistema de leitura e escrita tátil utilizadas para pessoas cegas – como forma de garantir a acessibilidade e a independência destes clientes. O serviço acontece graças a uma parceria com a Coordenação de Educação Inclusiva e Diversidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). A disponibilização da fatura também atende à orientações da Defensoria Pública do Estado do Tocantins em esforço para atender à solicitações de entidades ligadas aos direitos da pessoa com deficiência.

A fatura em braile da BRK Ambiental permite ao cliente ter acesso a todas as informações necessárias sobre o serviço de distribuição de água tratada e coleta e tratamento de esgoto como o valor de cada serviço, o mês de referência da fatura, data de vencimento, seus dados pessoais e ainda as formas de contato com a empresa. Para o presidente da Associação dos Deficientes Visuais do Estado do Tocantins, Euler Rui Barbosa, a iniciativa é animadora. “A BRK Ambiental tem uma atitude que é motivadora para que outras instituições sigam o exemplo e promovam cidadania”, explica Barbosa.

Barbosa, que é advogado e professor, é cego e considera que, em meio ao universo de possibilidade de comunicação, as iniciativas de inclusão merecem ter mais destaque. “A fatura em braile é um ótimo exemplo. Ela ajuda a pessoa cega a se comunicar de forma independente. É preciso romper as barreiras arquitetônicas, de comportamento e também de comunicação e acesso à informação”, avalia.

Para Rodrigo Lacerda, gerente operacional da BRK Ambiental em Palmas, o novo serviço é uma das iniciativas que a empresa fará para promover inclusão. “A fatura em braile é um passo importante e, para nós, representa a continuidade de um esforço em atender melhor a todos os nossos clientes. Seguindo nesse caminho, vamos preparar nossos atendentes para o atendimento de pessoas com necessidades de comunicação diferenciada. Em breve, esperamos poder atender utilizando a Linguagem Brasileira de Sinais para facilitar o contato com deficientes auditivos, por exemplo”, cita Lacerda.

Como ter acesso?

Para receber a fatura em braile, o cliente pode entrar em contato com a empresa através do telefone 0800 6440 195 e informar que deseja receber a fatura traduzida para o braile e solicitar o cadastro. No atendimento presencial da empresa em Palmas, localizado nos prédios do Resolve Palmas de Taquaralto e da Avenida JK, também é possível solicitar o serviço e tirar dúvidas.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores