Portal Saneamento Básico
18/12/2020

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lança nesta sexta-feira, 18, um edital de concessão parcial da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae) à iniciativa privada que foi considerado o maior projeto ambiental e de infraestrutura do país.

De acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), que anunciou o edital em um seminário realizado em novembro, chamado “Visão do Saneamento”, o projeto tem a expectativa de beneficiar 191 mil moradores somando as cidades contempladas no Norte e no Noroeste Fluminense, podendo gerar 31 bilhões de reais em investimentos e 480 mil empregos em todo o Estado nos próximos 35 anos.

“Investir em saneamento é fundamental para a retomada da economia, a melhoria da saúde da população e a preservação do meio ambiente, propiciando empregos, renda e qualidade de vida. A concessão poderá representar uma economia de 144 bilhões de reais em saúde, por exemplo”, analisou Eduardo Eugênio, presidente da Firjan.

A Firjan avalia que os problemas de saneamento básico como um entrave histórico no desenvolvimento do Estado, e que, por isso, os recursos investidos e as vagas de emprego geradas são tão importantes também para a economia fluminense.

Seminário

Durante o seminário organizado pela Firjan, o BNDES também confirmou a adesão a adesão dos municípios de Quissamã e Carapebus no Norte Fluminense, além de outros municípios no Estado do Rio.

“É o projeto de maior impacto em infraestrutura no país. São mais de 1 bilhão de reais em obras de infraestrutura por ano na próxima década, o que significa geração de emprego e renda e movimentação da economia”, disse Fábio Abraão, diretor de Infraestrutura, Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) do BNDES, que considera este o maior projeto ambiental em curso no país.

Ainda segundo a Firjan, a concessão levaria um efeito multiplicador de 42,7 bilhões de reais na economia fluminense em uma variedade de setores, como a construção civil, a metalurgia, o comércio, serviços e logística.

Fonte: Clique Diário.