Portal do Saneamento Básico
28/08/2020

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, afirmou nesta quarta-feira, 26, que tem a “esperança” de que o leilão do projeto de concessão dos serviços de água e esgoto do Estado do Rio seja feito ainda este ano.

O BNDES presta consultoria na estruturação do projeto e seleção do operador, capitaneado pelo governo estadual do Rio.

O projeto está tecnicamente superadiantado. Vemos condição de trazer a leilão ainda este ano”, afirmou Montezano, em transmissão ao vivo na internet promovida pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), para, em seguida, ressaltar que o andamento do processo de licitação ainda depende de “costuras” por parte do cliente do BNDES, no caso o governo fluminense. “Temos esperança de fazer leilão ainda este ano, se não no primeiro trimestre do ano que vem”, completou Montezano.

O projeto de concessão dos serviços de água e esgoto no Estado do Rio, em 64 cidades atualmente atendidas pela Cedae, a companhia estadual de saneamento, teve seu período de consulta pública encerrado no início deste mês.

O cronograma inicial previa a licitação para selecionar até quatro operadores privados em dezembro deste ano, mas o próprio governo estadual já reconheceu que poderá atrasar o processo. As dificuldades passam pela adesão dos municípios ao projeto – a Prefeitura da capital se opõe ao modelo proposto pelo BNDES e recorreu ao Judiciário – e pelo processo de impeachment enfrentado pelo governador Wilson Witzel (PSC).

Concessões

Ainda assim, Montezano ressaltou que há apetite “bem relevante” de operadores privados pela concessão da área atualmente operada pela Cedae. O executivo chamou o projeto do Rio de “joia da coroa” da carteira de concessões do BNDES. Nas quatro áreas definidas, o projeto prevê R$ 33,5 bilhões em investimentos para universalizar o acesso à água tratada e à coleta e ao tratamento do esgoto.

Montezano também reafirmou que o banco vê “ótima demanda” pelo leilão de concessão dos serviços na região metropolitana de Maceió (AL), marcado para o próximo 30 de setembro. Assim como já havia afirmado na semana passada, o presidente do BNDES disse que foi contatado por “mais de 15 interessados”.

O executivo reafirmou também que, no caso específico do saneamento, além de atuar na modelagem dos projetos de concessão, o BNDES tem atuado para fazer a ponte entre operadores privados e investidores financeiros, num trabalho de ‘matchmaking’, ao estilo do aplicativo de relacionamentos Tinder, na comparação utilizada por Montezano.

Fonte: Isto É.