Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária (AGOE) da Aesbe é realizada em Florianópolis (SC)

Ocorreu na tarde da última quinta-feira, 31, a Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária (AGOE) da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), em Florianópolis (SC). Esta foi a segunda AGOE deste ano e contou com a participação de 15 pessoas, dentre presidentes e representantes, de 10 Empresas Estaduais de Saneamento. A reunião ocorreu em Florianópolis, durante o Congresso Catarinense de Saneamento (Concasan), que ocorre até esta sexta-feira, 1.

A Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária é realizada para reunir os representantes das empresas estaduais de saneamento, para que sejam tomadas medidas que contribuam para um melhor desenvolvimento do setor. Roberto Tavares, presidente da Aesbe e também presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), reforçou a importância do encontro. “Para que possamos conquistar resultados satisfatórios, que beneficie todas as empresas estaduais de saneamento e, consequentemente, à população, é necessário que façamos essa reunião periodicamente, como temos feito. A união serve para avançarmos o normativo em todas as diretrizes do setor de saneamento”, afirmou o presidente.

Durante a reunião, foi apresentado pelo secretário executivo da Aesbe, Ubiratan Pereira, o relatório das atividades da entidade. Como, por exemplo, a reunião da Subcomissão Permanente de Saneamento Ambiental da Câmara dos Deputados, que contou com a participação do então secretário nacional de Saneamento Ambiental, Olavo de Andrade; a participação da Aesbe na Oficina sobre o Modelo de Gestão de Recursos Hídricos na Região dos Afluentes da Margem Direita do Rio Amazonas; a Audiência Pública da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra) da Câmara dos Deputados; dentre outras atividades desenvolvidas.

O ponto principal do encontro foi a apresentação do Parecer Técnico, um Manual de Contabilidade, que foi executado pela Câmara Técnica de Contabilidade e Finanças. O Parecer apresenta critérios que proporcionam às empresas do setor desenvolver um único discurso em relação à forma de apuração dos seus tributos, tanto do ponto de vista legal, quanto jurisprudencial. Cada membro participante da AGOE recebeu um exemplar do Manual.

Quem apresentou o Parecer foi o presidente da respectiva Câmara Técnica, Edmar Zorzal. “Este espaço que a Aesbe nos proporciona, por meio das Câmaras Técnicas, é muito importante para que todas as Empresas Estaduais de Saneamento possam trabalhar de forma uniforme. Com este material, ganhamos mais força para atuarmos junto à Receita Federal. Isso é um ganho muito grande”, celebrou Edmar.

A reunião foi finalizada com um vídeo institucional da Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan), apresentado pelo anfitrião Valter José Gallina, presidente da entidade. Ele agradeceu a presença de todos. “Sediar essa reunião tão importante para o setor de saneamento é uma enorme satisfação. Agradeço muito o presidente Roberto Tavares por ter aceitado este convite e a todos por terem prestigiado o nosso Congresso”, finalizou.

CONCASAN – A AGOE da Aesbe ocorreu durante o Congresso Catarinense de Saneamento (Concasan) que começou nesta quinta-feira, 31, e segue até esta sexta-feira, 1. No primeiro dia, a organização contabilizou mais de 2.500 participantes, além de palestrantes e painelistas nas diversas atividades previstas na programação. O presidente da Aesbe, Roberto Tavares, compôs a mesa de abertura e ficou impressionado com a quantidade de participantes no evento. “É um fato inédito no país essa preocupação com o tema”. Também presidente da Compesa, o dirigente lembrou que a sociedade precisa exigir que o saneamento entre na pauta nacional, carreando mais recursos. “Enquanto não se investir, vamos continuar gastando mais com saúde”, finalizou.

Fonte: Rhayana Araújo – Assessoria de Comunicação da Aesbe

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores