A Aesbe,  em convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), desenvolveu o Programa de Intercâmbio, Cooperação e Incentivo à Melhoria da Gestão de Perdas e Eficientização Energética (PGP).  A iniciativa é voltada às Empresas Estaduais de Saneamento de modo a complementar os esforços desse grupo na redução de perdas de água e consequente melhoria do desempenho na prestação dos serviços de abastecimento de água dirigidos à população.

Nos últimos três anos, essas empresas intensificaram as iniciativas voltadas à mitigação desse problema e os resultados começaram a aparecer. O índice de perdas de água na distribuição apresentou decréscimo de 42,6% para 39,2%, entre 2009 e 2010, segundo dados divulgados no segundo semestre de 2012 pela Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA) do Ministério das Cidades.

Embora a redução constatada ainda se apresente longe da ideal, ela demonstra o esforço do grupo em melhorar a respectiva gestão. Atenta a esse fato e à necessidade de promover ainda mais as iniciativas das suas associadas referentes ao controle e redução de perdas, a Aesbe, em parceira com o Banco Mundial, criou o PGP.

O programa, que é constituído por um conjunto de ações de caráter permanente, tem como objetivo instrumentalizar as empresas associadas à Aesbe na busca de soluções para o problema, subsidiando-as desde elaboração de projetos consistentes e passíveis de serem implementados, até a formalização de pedidos de financiamento de fontes públicas ou privadas. Outro ponto pretendido com o programa consiste da capacitação de técnicos dos operadores envolvidos.

No cronograma de atividades do programa está prevista a realização de quatro grandes seminários, que apresentarão temas das diversas áreas conceituais componentes do programa, a serem divulgados aqui mesmo no site. Além disso, o PGP prevê a adoção de outros mecanismos como o acompanhamento de projetos demonstrativos, articulação de parcerias entre outras, divulgação de materiais no espaço do PGP do site Aesbe, entre outros.

A íntegra do escopo do programa pode ser acessada no link abaixo.

Click aqui para download – PGP

Fonte: Comunicação Aesbe

Anexos