Ampliação de rede beneficiará moradores do bairro Sambaíba Velha em Floriano (PI)

Mais de 20 famílias do bairro Sambaíba Velha, em Floriano (PI), a 247 quilômetros ao sul de Teresina (PI), devem ser beneficiadas com a obra de ampliação das redes de água do sistema de abastecimento da cidade. O investimento é de R$ 6 mil, com recursos próprios da empresa Águas e Esgotos do Piauí S.A. (Agespisa).

Ao todo, estão sendo implantados 180 metros de rede de distribuição em PVC, de diâmetro de 60mm, com a instalação das novas ligações domiciliares de água. O serviço de pavimentação poliédrica está previsto. Com as obras, a Agespisa vai levar mais água de qualidade aos moradores do bairro Sambaíba Velha.

Ampliação do sistema de abastecimento de Floriano

A cidade de Floriano já havia sido contemplada com importante obra de ampliação do sistema de abastecimento de água, inaugurada pelo governador Wellington Dias em julho do ano passado. O investimento de mais de R$ 6 milhões beneficiou cerca de 70 mil habitantes.

Ao todo, foram implantados 12.400 metros de rede de distribuição em PVC e instaladas 800 novas ligações domiciliares de água. Com as obras, a Agespisa passou a garantir mais água de qualidade aos moradores dos bairros Alto da Cruz, Vila Leão, Planalto Sambaíba, Matadouro, Juá, Riacho Fundo, São Borja, Campo Velho, Tamboril, Morro do Tiro e dos conjuntos Paraíso, Pedro Simplício e Hermes Pacheco.

Além da ampliação da rede, a empresa construiu dois novos reservatórios. Um assente em concreto armado no bairro Morro do Tiro, com capacidade para 1,5 milhão de litros e um elevado também em concreto armado no bairro Alto da Cruz, capaz de armazenar 800 mil litros.

Feita com recursos do Governo Federal e contrapartida do Governo do Piauí, a obra incluiu a construção de uma estação elevatória de água tratada com capacidade de bombeamento de 120 mil litros por hora e a implantação de duas adutoras, responsáveis por levar a água da Estação de Tratamento aos novos reservatórios. Juntas, as adutoras somam mais de seis mil metros de extensão.

A ETA (Estação de Tratamento de Água) de Floriano também foi ampliada. Com a instalação de novos floculadores, decantadores e filtros, a capacidade de tratamento da estação aumentou de 800.000 para 1.040.000 litros por hora.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores