Ampliação da rede de abastecimento garante água tratada para 100% da população

Os moradores do município de Bonfim (RR), distante 125 quilômetros de Boa Vista (RR), na fronteira com a Guiana, contam a partir de agora com ampliação da rede de abastecimento de água. Essa é uma conquista para as famílias que vivem na região que terão 100% da demanda de abastecimento atendida. A obra é resultado de um convênio entre o Governo de Roraima e a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), executado por meio da Seinf (Secretaria Estadual de Infraestrutura).
A cerimônia de inauguração ocorreu na tarde da última sexta-feira, 12, na sede do município. Participaram da solenidade a governadora Suely Campos, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o presidente da Funasa, Rodrigo Sérgio Dias, o deputado federal Hiran Gonçalves, deputados estaduais e secretários de Estado.
Foram construídos dois grandes poços artesianos e dois reservatórios com capacidade de distribuição de 80 mil litros/hora, que serão interligados ao sistema atual. A rede de distribuição compreende 5.685 metros de extensão. O reservatório principal (caixa d´água) tem capacidade de armazenamento de 200 mil litros de água. Já o reservatório subterrâneo armazenará 600 mil litros. A obra também contempla a instalação de 1.060 hidrômetros nas residências. A estação ganhou um transformador de energia próprio para garantir a sustentabilidade e o abastecimento.
“Saúde e saneamento andam juntos. Se não tem esgoto, quem não tem água tratada tem problemas de saúde e a conta é cara. É mais barato investir em saneamento básico do que curar as pessoas depois que elas estão na unidade de saúde. É melhor fazer prevenção, o que inclui alimentação saudável, exercício físico, combate ao tabagismo e ao alcoolismo, do que precisar gerar uma demanda nas unidades de saúde”, salientou o ministro Ricardo Barros.
“Essa obra fala por si mesma. A função da Funasa é levar saúde e saneamento básico para as comunidades menores de 50 mil habitantes. Essa obra certamente terá importância fundamental para o município e se perpetuará por muitos anos. Sinto orgulho de entregar essa obra que certamente mudará as condições de saúde do município”, disse o presidente da Funasa, Rodrigo Sérgio Dias.
PARCERIA
Roraima recebe pela segunda vez a visita do ministro da Saúde, que esteve aqui em dezembro do ano passado visitando o hospital de Pacaraima e, agora, retornou para acompanhar outras obras que estão sendo executadas no Estado.
“Essa obra vai atender à demanda de abastecimento de água no município. São mais de 900 mil litros de água que teremos. Esse é o resultado do esforço e da parceria entre os governos federal e estadual, que beneficiará especialmente os moradores de Bonfim. Por isso, só temos a agradecer e dizer que estamos abertos a fazer nova parceria com os governos estadual e federal, para que possamos atender a todas as necessidades do povo”, salientou o prefeito de Bonfim, Joner Chagas.
COMPROMISSO
A rede de tratamento e abastecimento de água será administrada pela Caerr (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima). A expectativa é alcançar a universalização do fornecimento de água tratada em Roraima. “Estamos entre as localidades brasileiras que oferecem o maior índice de água de qualidade. Isso é resultado do nosso compromisso de buscar e garantir o desenvolvimento do Estado. Com essa obra inaugurada hoje, será possível oferecer aos moradores do Bonfim 100% de água tratada nas residências. Estamos trabalhando projetos para que possamos atender também as comunidades indígenas, para que tenham acesso à água potável”, disse a governadora Suely Campos.
“Esse é mais um desafio que assumimos com compromisso e responsabilidade. Nosso intuito é executar as ações com foco na prestação de um serviço público de qualidade, que atenda a todas as necessidades da população, de maneira justa e isonômica”, enfatizou o presidente da Caerr, Danque Esbell.
“Quero agradecer a presença de todos. Já estive aqui antes, fui a Pacaraima e vejo que, diante do empenho do Governo do Estado, logo teremos a melhor assistência. Pensamos no futuro da saúde do Brasil como algo na mão do cidadão e investimentos, feitos com seriedade, são o primeiro passo”, finalizou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Caerr

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores