Portal Saneamento Básico
07/05/2021

Presidente da entidade e prefeito de Inácio Martins, Junior Benato, avalia as principais ações adotadas em conjunto pelos municípios.

A Associação dos Municípios do Centro-sul do Paraná (Amcespar), segue em busca de novas parcerias e estratégias para potencializar o desenvolvimento regional. Atualmente, a entidade engloba dez municípios. Entre eles estão: Inácio Martins, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Irati, Mallet, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares. Em entrevista concedida ao Jornal da Manhã e portal aRede nesta quinta-feira (6), o presidente da Associação e prefeito de Inácio Martins, Junior Benato (PSD), avaliou o início do seu 4º mandato à frente da Amcespar.

“Hoje, temos grandes parcerias com o Governo do Paraná. Um exemplo disso é a patrulha rural, que realiza intervenções nas estradas das nossas cidades a partir de um convênio com o Estado”, explica o presidente. “Iniciativas como essa são fundamentais para a nossa região. Ainda temos uma certa precariedade na questão industrial e no desenvolvimento econômico. Este é, sem dúvidas, um dos pontos que pretendemos avançar”, ressalta Benato, que também relembrou a importância da execução de novas obras estruturantes.

O gestor citou o novo trecho da PR-364, entregue pelo governador Ratinho Jr. (PSD) na segunda-feira (3), como um exemplo para outros projetos que podem estimular a economia regional. “Estive presente na inauguração junto com outros prefeitos da Amcespar. Essa estrada que liga as cidades de Irati e São Mateus do Sul é uma das obras estruturantes que precisam ser realizadas no entorno da nossa região”, avalia o presidente da entidade.

Planejamento

Entre as estratégias adotadas pela gestão da Amcespar está o diálogo constante entre os municípios. “Precisamos estar sempre bem alinhados. Uma região inteira da Amcespar é quase equivalente à população de Ponta Grossa. Essa conexão é fundamental para o desenvolvimento, assim como a aproximação com os governos estadual e federal”, detalha Benato.

 “Recentemente, apresentamos um projeto em nível regional para o Ministério da Agricultura para valorizar e estimular a produção agrícola”, revela o prefeito. De acordo com o presidente, a partir dessa iniciativa, existe a possibilidade da região receber uma nova indústria voltada para a transformação de produtos agrícolas. “Ainda não temos o município que receberá essa fábrica. Mas existe uma projeção que prevê um investimento aproximado de R$ 1 milhão”, relembra.

Outra ação realizada em conjunto pelos dez municípios que compõem a Amcespar é o aprimoramento da iluminação pública. “Pretendemos modernizar este quesito a partir da instalação de lâmpadas LED. Inscrevemos este projeto através da associação e fomos contemplados através da Caixa Econômica. Hoje, estamos perto de efetivar a assinatura do protocolo para desenvolver o planejamento para cada município”, relata Benato. Segundo o gestor, a proposta tem um investimento inicial de R$ 6 milhões.

Entidade pretende fortalecer a industrialização

Durante a entrevista realizada nesta quinta-feira (6), o presidente da Amcespar, Junior Benato, também destacou a intenção da entidade em alavancar a industrialização dos municípios. “Temos como objetivo ampliar as obras estruturantes para garantir a chegada de investidores. Os planos diretores das nossas cidades estão sendo revisto com o suporte técnico da associação”, destaca o gestor. O presidente também revelou que este planejamento envolve questões como saneamento básico, recursos hídricos, arborização e outras ações voltadas para a infraestrutura das dez cidades que fazem parte da Amcespar.

Fonte: D. rede.