Águas Digitais: Compesa fecha parceria em prol da inovação no setor de saneamento

Programa “Águas Digitais” desenvolverá ciclos de inovação aberta na Companhia Pernambucana de saneamento

Com informações da Compesa

Transformação digital, inovação de processos e melhoria na entrega de resultados. São com esses objetivos que Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e o Porto Digital fecharam uma parceria para a realização de ciclos de inovação aberta na Companhia. Chamado de Águas Digitais, o programa integra o momento de renovação vivido pela Compesa, que completa 50 anos em 2021.

O conceito de “água digital” é relativamente novo, mas já está ganhando espaço globalmente em paralelo com outros termos como água inteligente, internet da água e água 4.0. Todos eles focam em uma importante transformação que está acontecendo no setor de saneamento. Neste novo momento, as empresas prestadoras de serviço se aliam a profissionais e companhias de tecnologia que tenham inovação em seu DNA para criarem, juntas, soluções digitais que façam sentido para as companhias.

“Precisamos de soluções cada vez mais criativas para enfrentar os desafios do saneamento em Pernambuco. Essa parceria chega em um bom momento e esperamos colher muitos frutos que nos permitam continuar evoluindo na implantação de inovações tecnológicas na Companhia”, destaca a presidente da Compesa, Manuela Marinho.

O presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, fala sobre a parceria. “Atuar junto com a Compesa para encontrar e desenvolver soluções para os desafios diários da companhia é um grande passo para integrar de vez o ecossistema de inovação no aprimoramento de serviços públicos em Pernambuco. Contribuir com esse momento tão especial, em que a empresa completa 50 anos, aponta para a criação de um futuro cada vez melhor para a concessionária e os pernambucanos”, frisa.

Inovação aberta

Inovação aberta é um conceito de inovação que propõe a colaboração entre empresas, indivíduos e órgãos públicos na criação de novos produtos e serviços. Ao invés de depender de uma equipe interna de pesquisa e desenvolvimento, na inovação aberta, a proposição e a construção das soluções para os desafios que afligem a organização são feitas por empresas e pessoas especializadas externas – o que garante mais diversidade, reduz o tempo entre desenvolvimento e operação, diminui os custos e gera novos mercados.

Sobre a Compesa

Sociedade anônima de economia mista, com fins de utilidade pública, a Compesa está vinculada ao Governo do Estado de Pernambuco por meio da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos. É uma organização dotada de personalidade jurídica de direito privado, tendo o Estado como seu maior acionista. A Compesa foi fundada em 1971 com a missão de levar água e esgotamento sanitário aos pernambucanos.

Sobre o Porto Digital

O Porto Digital é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil e é um dos representantes da nova economia do Estado de Pernambuco. Instalado na área central do Recife, sua atuação se dá nos eixos de produção de software e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Economia Criativa, além do foco no futuro das cidades por meio de prototipação com base em fabricação digital e internet das coisas (IoT).

 

AESBE - Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento

SCS - Quadra 01 - Bloco H - Edifício Morro Vermelho - 16º andar - CEP: 70399-900 - Brasília-DF - Tel/Fax.: 55 61 3022-9600

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?