Agentes comunitários de Una vão ajudar em ação contra desperdício de água

Uma turma de vinte integrantes do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) de Una visitou na última sexta-feira (24) a Estação de Tratamento de Água (ETA) do município. Inicialmente, o grupo assistiu uma apresentação da assistente social Thaíse Dias sobre a atuação da Embasa no estado, além de todos os detalhes do processo de tratamento da água, desde a captação até a destinação final, na casa de cada família.
 “Uma verdadeira aula, fiquei sabendo de coisas que sequer imaginava” declarou, após a apresentação, a agente comunitária Cleiane Lima. Os agentes percorrem diariamente os vários bairros da cidade, avaliando e orientando as famílias sobre os cuidados necessários para se alcançar uma saúde melhor.
Depois da visita, a coordenadora do PACS de Una, Renatha Rabelo, disse que a partir de agora vai incorporar, em suas orientações às famílias visitadas, o cuidado com a reservação de água, os riscos das ligações clandestinas e, principalmente, o uso racional da água. Além disso, os agentes, que quase todos os dias estão nas ruas, vão comunicar ao gerente do escritório local da Embasa em Una, Cosmiro Oliveira, a ocorrência de vazamentos, facilitando a ação da Embasa e evitando o desperdício.
A visita guiada às instalações da ETA foi conduzida pela química Daiane Barbosa e pela bióloga Lorena Santos, que fazem parte da equipe da unidade regional da Embasa em Itabuna. Os agentes ficaram particularmente impressionados com o controle de qualidade da água, que tem etapas realizadas no laboratório da própria ETA. A atividade integrou a programação da Semana da Água, promovida pela Embasa nos municípios em que atua com abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Embasa

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores