Segunda-feira (13)

– Presidente Dilma Rousseff e o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, participam do Fórum Nacional, evento organizado pelo ex-ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Velloso, para discutir o desenvolvimento econômico, social, político e cultural do Brasil que persegue desde o início.

– Presidente Dilma Rousseff participa da abertura do 31º Encontro Econômico Brasil-Alemanha, às 16h30.

– Câmara dos Deputados realiza sessão extraordinária com o objetivo de votar a MP dos Portos.

– Presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, participa da Reunião Bimestral de Presidentes de Bancos Centrais do Banco de Compensações Internacionais (BIS) em Basileia, na Suíça.

– Diretor de Assuntos Internacionais, Luiz Awazu Pereira da Silva, participa do “Economic Policy Committee”, organizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris.

– Diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania, Luiz Edson Feltrim, abre a Semana Internacional de Inclusão Financeira, às 9 horas, no Banco Central.

 

Terça-feira (14)

– Comissão de Assuntos Econômicos do Senado discute com a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, a política de desinvestimentos da empresa e as causas do recente aumento do preço da gasolina no País, bem como debater perspectivas para o ano de 2013 no que se refere à produção, ao refino e à redução das importações de petróleo e derivados.

– Subcomissão Temporária para Elaboração de Projeto de Lei do Marco Regulatório da Mineração e da Exploração de Terras Raras no Brasil no Senado promove audiência pública com Carlos Nogueira da Costa Júnior Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral – Ministério de Minas e Energia, entre outros.

– Reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), em Brasília, onde o ex-presidente Lula fala sobre de política externa.

– Comissão Mista que analisa a Medida Provisória 599/2012, que trata das compensações aos estados pela redução das alíquotas interestaduais do ICMS, pode votar o parecer do relator, senador Walter Pinheiro (PT-BA).

– Senado tenta votar projeto de resolução que trata da unificação da alíquota interestadual do ICMS.

– Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara realiza audiência pública sobre a finalidade do BNDES, com enfoque na quantidade de recursos destinados às microempresas. Foram convidados: o presidente do BNDES, Luciano Coutinho; o gerente-executivo de Política Industrial da CNI, Pedro Alem Filho; e o economista da Divisão Econômica da Confederação Nacional do Comércio, Antônio Everton Chaves Júnior.

– Reunião entre representantes das centrais sindicais e do governo para discutir temas de interesse dos trabalhadores.

– Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realiza 11ª, nesta terça e quarta-feira, rodada de leilões de áreas para exploração de gás e petróleo.

– Fiesp recebe a visita da Secretária Interina de Comércio dos Estados Unidos, Rebecca Blanc, que estará com uma delegação de 25 empresários americanos, para discutir oportunidades no setor de infraestrutura para as empresas americanas instaladas no Brasil.

– Presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, participa na terça e quarta-feira, em Washington (EUA), do 95º Encontro de Presidentes de Bancos Centrais do Centro de Estudos Monetários Latino-Americanos (Cemla).

– Diretor de Assuntos Internacionais, Luiz Awazu Pereira da Silva, participa do “High-Level Conference on The International Monetary System”, organizado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pelo Swiss National Bank, em Zurique.

– Diretor de Política Monetária, Aldo Mendes, faz a abertura do 7º Encontro Bianual da Indústria de Fundos de Investimento, organizado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), às 9 horas, em São Paulo.

Quarta-feira (15)

– Vice-presidente da República, Michel Temer, promove jantar com deputados estaduais do PMDB do Rio Grande do Sul, com a participação da presidente Dilma Rousseff, com o objetivo de garantir apoio do partido em 2014.

– Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara promove debate sobre “Os Mecanismos Financeiros para alavancar os Investimentos em Infraestrutura no Brasil”, com o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland de Brito .

– Comissão de Constituição e Justiça do Senado promove audiência pública com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sobre as prioridades da pasta para 2013.

– Senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), relator da Medida Provisória 608, que dispõe sobre regras relativas a Basileia 3, apresenta seu parecer na Comissão Mista que discute o tema.

– Diretor de Administração, Altamir Lopes, participa do evento “Governança de Pessoal: Aperfeiçoando o Desempenho da Administração Pública”, organizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), no auditório do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília.

Quinta-feira (16)

– Data limite para votação da MP dos Portos (MP 595/12) no Congresso, caso contrário ela perderá validade.

– Presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, faz abertura do 15º Seminário de Metas para a Inflação, no Rio de Janeiro, que acontece nesta quinta e sexta-feira.

– Banco Central divulga o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de março.

Sexta-feira (17)

– Diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton Araújo, faz encerramento do Seminário de Metas para a Inflação, no Rio de Janeiro.

Sábado (18)

– PSDB realiza 11ª Convenção Nacional que vai eleger o senador Aécio Neves (MG) como novo presidente do partido.

 

Fonte: Assessoria Legislativa da Aesbe