Portal Agência de notícias do Paraná

08/07/2021

Classificação da empresa leva em conta perfil econômico e solidez da companhia. O anúncio da Fitch ocorreu praticamente uma semana depois da agência de classificação de risco Moodys anunciar a mesma decisão, elevando o rating corporativo da Sanepar ao nível ‘AAA(br)

O perfil econômico da Sanepar, o desempenho na prestação de serviços, com adequação de contratos e cumprimento de metas são alguns fatores que tornam a empresa bastante atrativa para investidores.

Nesta quarta-feira (7), a Fitch Ratings elevou o Rating Nacional de Longo Prazo da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e de suas emissões de debêntures quirografárias de AA(bra) para ‘AAA(bra)’. O anúncio da Fitch ocorreu praticamente uma semana depois da agência de classificação de risco Moodys anunciar a mesma decisão, elevando o rating corporativo ao nível ‘AAA(br).

Há quase duas décadas a Sanepar trabalha para obter esse upgrade, que vai facilitar o acesso da companhia à operações de crédito e emissão de debêntures, melhorando a capacidade de investimentos e avanços em seus indicadores.

Rating é a classificação de uma instituição conforme o risco que ela representa para o mercado quanto a sua capacidade de honrar as dívidas assumidas por ela. Ou seja, o rating indica o seu nível de risco. Essa avaliação é complexa e leva em consideração diversas variáveis para determinar uma nota. Quanto maior a nota, mais segura é a empresa.

A Fitch e a Moodys estão entre as três maiores agências de classificação de risco de crédito do mundo, ao lado da Standard & Poor’s.

PREVISIBILIDADE E LIQUIDEZ – Conforme divulgação da Fitch Ratings, a elevação dos ratings reflete a força e a previsibilidade da geração de caixa da Sanepar, testada ao longo de 2020, diante de um cenário operacional desafiador, combinadas à expectativa de manutenção de reduzida alavancagem financeira e robusta liquidez, mesmo com uma programação de maiores investimentos previstos nos próximos anos.

Os ratings da Sanepar consideram os sólidos fundamentos do saneamento básico no Brasil. A análise levou em conta, ainda, que a empresa está preparada para enfrentar o novo ambiente regulatório. No momento, o risco político inerente ao seu controle público não exerce pressão negativa na classificação.

As agências de classificação avaliam que o perfil de negócios da Sanepar é fortalecido pela sua diversificada base de clientes e pelos contratos de programa/concessão para a prestação dos serviços de saneamento básico na maioria dos municípios do Paraná.

Atualmente, a empresa atende 345 municípios no Paraná, além de Porto União em Santa Catarina. Os serviços da Sanepar estão avaliados como os melhores indicadores de saneamento do País. Em toda sua base, o abastecimento com água atende 100% da população urbana e o índice de coleta de esgoto tem média de 77%, sendo que 100% é tratado.

No ranking da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), divulgado recentemente, a empresa lidera entre os estados do Sul. O mais importante levantamento técnico do setor de saneamento aponta 176 municípios atendidos pela companhia com boa performance em quatro categorias do estudo.