Por Michelle Dioum, com supervisão de Rhayana Araújo
A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) recebeu uma nova associada: a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS). A assinatura do termo de admissão de associada ocorreu na noite dessa quarta-feira (3), durante o Fórum Internacional “Os Novos Cenários das Empresas Públicas de Saneamento, com a presença do presidente da Aesbe, Neuri Freitas, do presidente da ATS, Antônio Davi Goveia Junior, e demais presidentes de companhias associadas à Aesbe e de colaboradores da ATS.”. Desta forma, a entidade passa a ter 23 associadas.
A ATS é uma entidade de direito público, constituída sob a forma de autarquia. Criada em março de 2010, atende a população de 44 municípios de norte a sul do Estado do Tocantins. O presidente da Aesbe, Neuri Freitas, salientou o papel institucional da associação e destacou a importante colaboração que a ATS trará para a entidade fomentando a troca de experiências e aprendizados no setor.
“Nós temos agora também a ATS, que é a Agência Tocantinense de Saneamento, uma autarquia que cuida de muitos municípios em Tocantins e vai agregar valor à Aesbe. Para nós, essa prestação regionalizada, pública é a nossa institucionalidade, porque a Aesbe entende que o setor de saneamento só vai evoluir se continuar tendo a iniciativa pública participando e sendo protagonista. E agora, a ATS chega para colaborar, somar, e certamente terá muitos aprendizados, com trocas de experiências entre empresas e a entidade, o que é algo muito positivo. O evento se demonstrou um sucesso, com um convênio para gente evoluir a formação dos nossos colaboradores nas companhias e uma nova associada. Bem-vinda ATS”, concluiu.
De acordo com Antônio Davi Goveia Junior, presidente da ATS, integrar o quadro de associadas da Aesbe é muito importante para alcançar a universalização dos serviços em Tocantins (TO).
“É de muita importância a realização desse evento aqui em Brasília (DF), pela troca de experiência entre as concessionárias públicas de abastecimento de água e esgoto do Brasil. Nós somos uma empresa muito nova, uma autarquia do estado de Tocantins (TO), acredito que a menor do país, então é essencial para a gente essa troca de experiências, o networking, a questão da busca por investimentos, operações de crédito, para que a gente possa cada vez mais conseguir a universalização do abastecimento de água e esgoto no nosso estado”, enfatizou.
Sobre a Aesbe
A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) é uma entidade civil sem fins lucrativos que atua há 38 anos em prol da universalização do acesso ao saneamento básico. Possui 23 associadas, que atuam em mais de 2 mil municípios brasileiros, com o índice de cobertura de 87,62% em abastecimento urbano de água e 45,83% de esgotamento sanitário (SNIS/2021)
Desde 1984, a Aesbe atua em prol dos interesses das suas associadas e, em conjunto com elas, busca pela universalização do acesso ao saneamento básico. Além disso, promove o contínuo aperfeiçoamento técnico mediante o intercâmbio de ideias e experiências, elaboração e divulgação de estudos e trabalhos diversos e manutenção de relações e parcerias com associações congêneres nacionais e internacionais.
Como entidade representativa da maior parte dos prestadores de serviços de saneamento no país, a Aesbe também trabalha com o poder público para fomentar políticas públicas que contribuam para o melhor funcionamento das companhias estaduais e para a universalização dos serviços de saneamento.


