Aesbe realiza reunião da Câmara Técnica de Controle de Qualidade e define prioridades para 2026

A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) realizou, nesta sexta-feira (12), a reunião online da Câmara Técnica de Controle de Qualidade (CTCQ). O encontro reuniu representantes das companhias associadas à Aesbe para alinhar informações, definir o calendário anual e avançar no preenchimento de documento solicitado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

A reunião foi aberta por Sérgio Gonçalves, diretor executivo da Aesbe, que reforçou o papel estratégico das câmaras técnicas no suporte às decisões da entidade e destacou que o setor acompanha atualmente duas consultas relevantes no MMA: uma referente a efluentes com presença de mercúrio e outra sobre dados de monitoramento para o Sisagua.

Na pauta, a coordenadora da câmara e gerente de Avaliação de Conformidade (GACF), Cynthia Castro, apresentou um panorama das atividades recentes das câmaras técnicas, incluindo o encontro de coordenações realizado em Brasília (DF) no início do mês. O objetivo da reunião foi fazer um balanço das ações de 2025, revisar pendências e estruturar o planejamento de 2026. Ela também destacou o sucesso do último workshop promovido pela Aesbe, considerado um dos maiores já realizados pela entidade.

Como encaminhamento, ficou definida a proposta de realização de reuniões virtuais bimestrais da CTCQ no próximo ano, com duração máxima de duas horas. O formato visa ampliar a participação das empresas e garantir que as informações circulem internamente entre os representantes indicados.

Outro ponto central da reunião foi o formulário enviado pelo Ministério do Meio Ambiente referente ao novo sistema de dados para esgotamento sanitário, que deverá funcionar de maneira semelhante ao Sisagua. A Aesbereforçou a necessidade de que todas as empresas preencham o documento até o dia 19 de dezembro, permitindo que a entidade consolide as informações e apresente ao MMA dentro do prazo.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores