Aesbe realiza primeira reunião virtual da Câmara Técnica de Projeto e Obras (CTPO) e elege nova secretária

A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) realizou, na sexta-feira (30), a reunião virtual da Câmara Técnica de Projeto e Obras (CTPO), com a participação de representantes das companhias associadas. O encontro ocorreu de forma online e teve como pauta principal a eleição do novo secretariado da Câmara e a organização da próxima reunião presencial.

Durante a reunião, foi realizada a eleição da nova secretária da CTPO. Por unanimidade, foi eleita Andressa Nogueira, representante da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).

Ao assumir o cargo, Andressa destacou o compromisso com o trabalho coletivo e com o fortalecimento das ações da Câmara Técnica.“Estou aqui para ajudar, para contribuir. É a primeira vez que estou participando de uma Câmara Técnica, mas estou à disposição para colaborar e seguir em frente junto com o grupo”, afirmou.

Além da eleição, a reunião avançou nas discussões técnicas conduzidas pelos Grupos de Trabalho (GTs) vinculados à CTPO. O coordenador do GT de Compatibilização de Infraestruturas, Anderson Presznhuk, abordou sobre o documento que tem como objetivo promover o compartilhamento do uso de infraestruturas, tanto em unidades localizadas — como Estações de Tratamento de Água (ETA), Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e reservatórios — quanto em unidades lineares, visando a possibilidade de instalação de dutos para telefonia, internet e fibra óptica. A proposta também busca identificar convergências entre as companhias e avaliar a viabilidade de um projeto piloto ou do compartilhamento de informações.

A coordenadora da câmara, Monique Nunes, também destacou os avanços do GT de Licenças e Autorizações, que elaborou um documento com foco na revisão das normativas de autorização de projetos em faixas de domínio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O material apresenta sugestões de novas diretrizes, acompanhadas de justificativas técnicas, e terá como prazo final para envio de contribuições o dia 9 de fevereiro.

O encontro presencial da câmara está marcado para acontecer no dia 3 de março, em Brasília (DF).

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores