A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) realizou, nesta quarta-feira (27), em Brasília/DF, a 5ª Assembleia Geral Extraordinária e Reunião de Diretoria, reunindo os presidentes das companhias associadas.O encontro ocorreu de forma híbrida na sede da entidade, e foi conduzido pelo presidente da Aesbe e da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Munir Abud, pelo vice-presidente nacional da Aesbe e presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Marcos Aurélio, e pelo diretor executivo da Aesbe, Sérgio Gonçalves.
A pauta da reunião trouxe debates estratégicos para o setor, incluindo as ações da Aesbe relacionadas à COP30 Saneamento, a nova legislação de licenciamento ambiental, com apresentação da Câmara Técnica de Gestão Ambiental – CTGA e do escritório Barbosa Lima Cruz & Neres – Advogados.
Além disso, foram discutidos os impactos da Reforma Tributária tanto no novo documento fiscal, através da apresentação da Câmara Técnica de Contabilidade e Finanças – CTCF e da Câmara Técnica Comercial – CTC,quanto na imunidade tributária. Também foi apresentado outros assuntos de interesse da assembleia.
Em seguida, acontece a cerimônia de posse da Diretoria Nacional e do Conselho Fiscal da Aesbe para o biênio 2025/2027. O evento será realizado no Clube de Engenharia de Brasília, reunindo autoridades, representantes das companhias associadas e convidados.