AESBE participa do 1º Seminário de Saneamento Ambiental em Manaus

A convite do Governo do Estado do Amazonas, o secretário executivo da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (AESBE), Ubiratan Pereira, participou nesta segunda-feira (07), do I Seminário de Saneamento Ambiental do Amazonas, em Manaus.

O Seminário, promovido pela FUNASA, reuniu autoridades como o governador do Amazonas, Wilson Lima, o presidente nacional da FUNASA, Ronaldo Nogueira, o superintendente regional da FUNASA e anfitrião do evento, Wenderson Monteiro, e demais entidades envolvidas com o meio ambiente para debater questões de melhorias para o saneamento do Amazonas, levando em consideração, principalmente, as peculiaridades da região.

Na primeira parte do ciclo de palestras, que foi dirigida por Ubiratan Pereira, o tema em debate foi “O novo Marco Regulatório no Setor de Saneamento”. Durante o momento, o secretário abordou questões que desafiam as empresas estaduais afiliadas à AESBE a atuar no saneamento de água e de esgoto, como custos e leis que movem o setor. “Não é fácil produzir água. Precisa passar por um processo rigoroso de tratamento e que demanda um alto custo econômico”, afirmou ele.

A análise do novo Marco Regulatório (PL 3261/2019) que tem tramitado no Congresso Nacional foi o principal tema abordado e que, segundo ele, “já se fazia necessidade de um novo Marco Regulatório que substituísse a Lei n. 11.445/2007, mas que traga consigo apenas aspectos positivos, como a criação de um órgão regularizado e desfaça a ideia de por fim às empresas estatais que cuidam do serviço de saneamento nas capitais, bem como nos interiores”.

Para o presidente da Cosama, Armando do Valle, o Seminário tem extrema relevância no contexto em que o Estado se encontra, levando em consideração o olhar da nova gestão. “O governador do Amazonas, Wilson Lima, sempre recomenda que a população do interior deve receber serviços de qualidade tais quais os serviços desenvolvidos na capital. E é isso que a Cosama, com o serviço de distribuição de água, tem tentado fazer nos 13 municípios em que atende”, ressaltou Armando.

 

COSAMA

A Companhia já realizou desde janeiro de 2019 melhorias na gestão em benefício à população do interior, dentre elas, o recadastramento em 13 municípios atendidos pela Cosama, além de assumir a cidade de Atalaia do Norte que estava com problemas de contaminação de água.

Colaboração da Assessoria de comunicação da COSAMA

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores