Com foco na cooperação institucional, nos desafios climáticos enfrentados pela Região Sudeste e discussões referentes à COP30, a sede da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), em Vitória (ES), foi palco, nesta segunda-feira (20), de uma reunião estratégica entre a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), os presidentes das companhias estaduais de saneamento da região e o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Alexandre Motta.
Recebidos pelo vice-presidente regional Sudeste da associação e presidente da Cesan, Munir Abud, o encontro foi articulado pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe). Também participou do encontro o secretário executivo da Aesbe, Sérgio Gonçalves, que reforçou a importância do diálogo técnico com a Funasa e da busca por soluções integradas para os desafios da universalização do saneamento.
Durante o período da manhã, a reunião abordou a cooperação e a troca de informações para o enfrentamento da crise climática na região. Representantes da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo(Sabesp), além da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), convidada para o encontro, compartilharam experiências e medidas adotadas durante episódios extremos de chuvas e estiagens. Os relatos incluíram ações emergenciais, procedimentos licitatórios para transporte de água e equipamentos, além de planejamentos para o enfrentamento dos próximos períodos críticos.
Na parte da tarde, a pauta se voltou para as obras em andamento com apoio financeiro da Funasa nos municípios da região, além da apresentação do projeto “Casa do Saneamento” voltado à COP30, a ser sediada em Belém (PA), pela superintendência regional da Funasa.
O presidente da Funasa, Dr. Alexandre Motta, apresentou ainda os programas e linhas de apoio disponíveis pela instituição, que podem ser utilizados pelas companhias estaduais. O momento também serviu para atualização sobre o estágio atual do acordo de cooperação entre a Funasa e a Aesbe, fruto da aproximação iniciada no Seminário Nacional Universalizar, realizado recentemente em Brasília/DF.
Para Munir Abud, sediar o encontro foi motivo de orgulho. “A Cesan tem atuado com firmeza nos temas mais urgentes do setor, como adaptação às mudanças climáticas e universalização do saneamento. Receber líderes regionais e nacionais para esse diálogo qualificado fortalece o papel dos estados na construção de soluções sustentáveis para o país”, destacou.
Além dos presidentes da Funasa e da Cesan e do secretário executivo da Aesbe, também participaram do evento o Superintendente da Funasa, José Euzebio; o assistente executivo da presidência da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp,) João Paulo Papa, além de toda a diretoria da Cesan.